Como proteger os olhos durante as atividades físicas

Ter uma rotina fitness é essencial para trazer diversos benefícios para o corpo e mente. Entretanto, ao realizar atividades físicas, muitas vezes prestamos atenção apenas nos braços, pernas, ombros, e acabamos esquecendo de uma parte fundamental: proteger os olhos.

Dessa maneira, para entender os riscos e saber como proteger os olhos durante a prática de atividades físicas, veja algumas dicas a seguir:

Como proteger os olhos durante as atividades físicas

Não utilize óculos de grau tradicional

Os óculos de grau são essenciais para quem tem problemas de visão como miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo. Mas engana-se quem acredita que eles podem ser utilizados durante os exercícios físicos.

Isso porque atividades de alta intensidade e velocidade podem provocar alguma queda ou lesão. Como consequência, os óculos comuns geram pequenos fragmentos que podem levar a cortes e lesões graves.

Portanto, para evitar esse tipo de desconforto, opte por utilizar lentes de contato ou modelos específicos para a prática. 

Leia também: Como proteger a lombar durante os exercícios

Evite coçar os olhos com a mão suja

Enquanto nos exercitamos, é comum que comece a surgir uma grande quantidade de suor e muitas vezes escorre para os olhos. Com isso, a necessidade de coçar é um tanto quanto irresistível. 

Entretanto, é importante lembrar que você nunca deve coçar os olhos, pois por ser uma área sensível e as nossas mãos sempre estarem com bactérias, pode ocorrer irritação.

Dessa maneira, esteja sempre com uma garrafa de água para realizar a higienização do rosto, olhos e mão.

Proteger os olhos contra os raios UV é essencial

Se você costuma praticar atividades físicas ao ar livre, lembre-se de sempre proteger os olhos da radiação solar, mais conhecida como UV.

Esse tipo de radiação está presente até mesmo em dias nublados e pode causar sérios danos em nossos olhos, como acelerar a degeneração macular ou mesmo promover o surgimento de tumores oculares, por exemplo.

Pensando nisso, ao realizar atividades físicas, utilize viseiras e outros tipos de protetores, a fim de impedir proteger os olhos da radiação.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo