Própolis: Conheça o aliado da imunidade

Você já deve ter ouvido falar do própolis e suas boas propriedades. Mas, vale saber também que ele é um excelente aliado da imunidade, visto que ajuda a fortalecer e potencializar a ação do sistema imunológico.

O que é conhecido como extrato de própolis é, assim como o mel, produzido pelas abelhas. Trata-se da mistura de pólen, cera e resinas vegetais que as abelhas coletam por meio das enzimas salivares. Basicamente, a finalidade dessa mistura é vedar todas frestas da colmeia. Ainda, é o própolis que isola o ambiente em que as abelhas operárias vivem, também possibilitando manter a temperatura ideal dentro do ambiente.

Leia também: Afinal, mel é melhor que açúcar?

Propriedades do própolis

  • Antioxidantes;
  • Ação imunomoduladora;
  • Ação antibacteriana;
  • Vitaminas e minerais.

Benefícios do própolis

Fortalece a imunidade

Graças à ação antioxidante e sua abundância de vitaminas, o extrato das abelhas ajuda a fortalecer a imunidade e potencializa a ação protetora do sistema imunológico.

Previne o envelhecimento precoce

Também, é por essa riqueza de antioxidantes que o alimento atua para combater a ação dos radicais livres e, portanto, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e de todo o organismo.

Leia mais: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão

Combate dores e inflamações

Conhecido por seu potencial de amenizar a dor de garganta, o própolis realmente possui ação inflamatória. Por isso, ajuda a combater dores e inflamações desse tipo.

Leia mais: Melhores alimentos para a voz

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo