Preocupação excessiva: Saiba como lidar

Diariamente surgem preocupações em nossas vidas, seja referente a um problema pessoal, no trabalho ou na família, é algo natural. No entanto, a preocupação excessiva pode realmente prejudicar, atrapalhando a alimentação, o sono, a rotina e até mesmo os relacionamentos.

As pessoas se cobram constantemente a serem perfeitas em tudo o que fazem. Ser o melhor aluno, o melhor profissional, o melhor pai ou mãe, o melhor amigo, etc. Ou seja, estamos sempre preocupados com os acontecimentos futuros, imaginando situações que podem nem acontecer. Especialistas dizem que a preocupação excessiva está relacionada com o estresse, que em excesso também pode trazer graves consequências para a nossa saúde mental e física.

Dessa maneira, quando nos preocupamos e nos estressamos, as chances de tomar decisões erradas e precipitadas aumentam ainda mais. 

comer bem e cuidar da mente

Como lidar com a preocupação excessiva

Saber como controlar a preocupação excessiva é imprescindível no momento em que vivemos. Portanto, para manter a nossa saúde mental saudável, tente seguir as seguintes dicas:

Entenda que todo mundo erra

Quem se preocupa excessivamente tende a acreditar que cometer erros é inaceitável. Por isso, é importante entender que todos nós fracassamos em algum momento da vida.  Assim, tente enxergar o lado positivo e pensar que a situação serviu de aprendizado, para que futuramente, você possa aperfeiçoar.

Leia também: Dicas para lidar com o estresse da pandemia no final de ano

Tenha momentos silenciosos em sua rotina

Todos os dias as pessoas recebem estímulos nas redes sociais e notícias através do celular e da televisão. No entanto, nem sempre recebemos de forma saudável. Isso porque é necessário termos momentos de autocuidado para desacelerar.

Pensando nisso, opte por trocar os minutos em frente às telas por minutos em silêncio, praticando meditação, por exemplo. Meditar é uma ótima maneira de acalmar a mente e corpo por meio de exercícios de respiração.

Leia também: Herpes e estresse: Entenda a relação e saiba como evitar

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo