Pré-natal psicológico: Cuidar da mente durante a gestação

A gestação é um momento muito delicado e especial para as mulheres, em que ocorrem várias mudanças físicas e psicológicas. Para lidar com essas questões, existe o acompanhamento médico pré-natal. Embora seja necessário ter acompanhamento com um médico durante a gravidez, a saúde mental da mãe impacta diretamente na saúde do bebê, por isso é importante ter o pré-natal psicológico.

O pré-natal psicológico é um acompanhamento complementar que foca na mente das gestantes. Nesse sentido, as sessões podem ser feitas individualmente ou com o pai presente. Outra opção é realizá-las em grupo, com outras gestantes. Assim, o intuito é que ocorra uma troca de experiências, vivências, alegrias, medos e angústias decorrente do processo de gestação.

O período de gestação pode trazer um turbilhão de sentimentos e emoções para as futuras mamães. Mulheres ansiosas, por exemplo, tendem a viver a gravidez de forma mais tensa, podendo sentir pânico e angústia. As preocupações são normais, mas quando vira algo excessivo pode acabar prejudicando a saúde da mãe.

Leia também: Benefícios da prática de yoga para gestantes

Além dos incômodos naturais que a gravidez pode proporcionar, o puerpério exige muito esforço, o que acaba trazendo um esgotamento e, em alguns casos podem ocorrer condições mais graves como a depressão e o pânico pós-parto.

Com o pré-natal psicológico no período de gestação, as mulheres podem lidar melhor com o processo de criação dos filhos, reduzindo ou até mesmo evitando a chance de desenvolver esses problemas.

Leia também: Exercícios seguros para gestantes e benefícios

Benefícios

  • Reduzir o risco de depressão e pânico pós-parto.
  • Melhorar os sintomas de ansiedade e estresse.
  • Propiciar um ambiente mais tranquilo para a chegada do bebê.
  • Ajudar os pais a se sentirem mais seguros.
  • Proporcionar espaços de reflexões e conflitos que surgem na gestação.
  • Fortalecer o vínculo e interação entre o casal.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo