Prazo de validade de frutas e vegetais: Como saber?

Para quem segue uma alimentação saudável, compras frutas e vegetais é como caminhar por um país das maravilhas nutritivo. Porém, as compras se tornam um problema quando pensamos no prazo de validade dos alimentos. Assim, ao checar o abacate ou espinafre que ficaram encostados na geladeira, você percebe que eles estão “vencidos”, mesmo sem serem vendidos com uma determinação da data em que, teoricamente, expiram. 

Frutas, legumes e verduras não vêm com prazo de validade. Mas seria útil saber quando exatamente os produtos ficam ruins. Dessa forma, você pode planejar sua cozinha de acordo com isso. Não é regra, mas existe sim uma aparência padrão que as frutas e vegetais apresentam quando estão estragadas. 

Leia também: Batata x batata-doce: Qual é melhor para a saúde?

Prazo de validade: o visual diz muito

A melhor maneira de descobrir se o prazo de validade do alimento é observando sua feição e suas características exteriores. Veja dicas: 

  • Abacates ainda são bons quando estão moles. Mas se eles ficarem  pretos precisam ir para a lixeira. 
  • Quando se trata de folhas verdes como alface, almeirão, agrião e rúcula, elas ainda estão boas se estiverem caídas, mas, se estão com um aspecto úmido ou viscoso, jogue-as fora. 
  • O mesmo vale para os pepinos: se eles são macios, tudo bem, mas se estiver molhado e mole não é bom para consumir. 
  • A casca de um abacaxi estragado que ainda não foi cortado começará a exibir suaves manchas marrons, que deixam uma marca na fruta quando pressionadas com pouca força. A polpa do abacaxi adquirirá uma textura amolecida. 
  • Para o tomate, a regra é simples: se ele ficar enrugado ainda pode ser ingerido. Porém, quando as rugas começam a abrir, é hora de descartar o alimento. 
  • Todas as frutas vermelhas, como morango e framboesa, se comportam da mesma maneira. Primeiro, elas ficam murchinhas, e apesar de não serem tão bonitas nessa fase ainda estão comestíveis. Mas, fique atento: ao surgir o menor sinal de mofo é sinal de que precisa ir para o lixo. 
  • Se a banana ficar marrom não quer dizer que estragou e ainda pode ser consumida. Já quando a fruta está pegajosa significa que chegou ao seu “fim”. 
  • Gosta de pêssegos? Eles ainda são suculentos quando aparentarem uma casca “machucada”. Já se criar furos e manchas escuras não estão mais próprios para o consumo.
  • Couve, espinafre e salsão amarelados ainda podem fazer parte de saladas e sucos verdes. Porém, ao exibir uma aparência frágil e encharcada em suas folhas significa que devem ser descartados. 

Leia também: Melhores substitutos para a farinha de trigo

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.