Praticar exercícios por 2 minutos aumenta concentração e memória

Praticar exercícios físicos é fundamental para o nosso corpo e mente. Isso porque melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, ajuda a evitar os sintomas da depressão e fortalece os ossos, entre muitos outros benefícios. 

Além disso, de acordo com 13 estudos publicados entre 2009 e 2019, alguns minutos de atividade aeróbica já pode aumentar a concentração e memória. Dessa maneira, a pesquisa foi conduzida com a participação de jovens adultos com idade entre 18 e 35 anos.

O que dizem os estudos

Os estudos analisaram os impactos de atividades de cardio na saúde mental dos participantes. O treino cardio é uma abreviação para o treinamento cardiorrespiratório. São atividades que solicitam a função cardíaca, nomeadamente as funções respiratória e circulatória, que resultam em  maior resistência e diminuição do cansaço, como corrida ou treino HIIT. Assim, os pesquisadores descobriram que os benefícios de aprimorar o cérebro vêm da atividade aeróbica. 

comer bem e cuidar da mente

Segundo os pesquisadores, praticar exercícios aeróbicos por dois minutos em intensidade moderada a alta, melhoram a função cerebral, a concentração e a capacidade de aprender coisas novas. Movimentar-se também melhora a circulação sanguínea, o que contribui para impulsionar a memória. 

O responsável por liderar a pesquisa sugere que o exercício pode melhorar a cognição e o aprendizado em qualquer idade, tanto em crianças quanto em adultos mais velhos.

Leia também: Exercícios que diminuem o risco de desenvolver trombose

Para compreender todas as ligações entre a função cerebral e os exercícios físicos, é necessário que mais pesquisas sejam feitas. Contudo, para os especialistas responsáveis pelas análises, os benefícios são obtidos pelo fato de os receptores de dopamina serem ativados durante a atividade. A dopamina é um neurotransmissor que desempenha papéis importantes no sistema cognitivo.

Portanto, se você deseja obter foco e melhora na concentração, apenas dois minutos de cardio podem te ajudar. Opte por se movimentar durante as pausas do trabalho, ao acordar ou em qualquer momento que você esteja livre. Ademais, também é imprescindível ter uma alimentação balanceada, pois a deficiência em nutrientes pode levar à diminuição do desempenho cognitivo.

Leia também: Exercícios físicos salvam cerca de 4 milhões de vidas por ano

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo