Power walking: O que é, benefícios e como fazer

A caminhada é uma ótima opção para pessoas que não tem tempo ou simplesmente não gostam de ir à academia. Mas, se você deseja obter os benefícios da caminhada e ter mais intensidade durante o exercício, opte por power walking.

Power walking – ou caminhada rápida – é uma modalidade da caminhada que foca na postura e movimento dos braços. A prática regular contribui para a perda de peso, podendo queimar até 200 calorias em 30 minutos.

Assim, power walking é recomendado para pessoas que não estão acostumado com corrida ou estão saindo da recuperação de uma lesão. Dessa maneira, pode ser realizada em qualquer lugar e não é necessário equipamentos especiais. 

Leia também: Erros que tornam a caminhada menos efetiva

Benefícios

Os benefícios de praticar power walking são diversos. Além de auxiliar o processo de perda de peso e gordura abdominal, de acordo com estudos a prática também pode reduzir o risco de pressão alta, colesterol alto e diabetes

Ademais, a caminhada rápida também é ótima para os ossos. Um estudo recente sugeriu que uma hora por dia de exercícios de intensidade moderada, como power walking, previne problemas nas articulações. Também fortalece as pernas, o abdômen e define as panturrilhas.

Leia também: Caminhada consciente: Conheça os benefícios do mindful walking

Como fazer

Para iniciar power walking, use os tênis adequados e busque orientação de um especialista que irá avaliar sua condição física. Geralmente, o recomendado é realizar entre 4 e 6 dias por semana, de 20 a 30 minutos. Conforme você vai se adaptando e ganhando mais resistência, pode aumentar a duração para 45 minutos ou uma hora. 

Observe sua postura

Manter a postura correta durante o exercício é fundamental. Portanto,  fique sempre com os olhos à sua frente, ombros para trás e cabeça ereta. Em seguida, puxe o umbigo em direção à coluna para envolver os músculos centrais. Se você estiver caindo para frente, lembre-se de corrigir a posição do corpo.


Mova os braços suavemente

Enquanto você caminha, deixe os braços dobrados em um ângulo de 90 graus e mova-os para cima e para trás, suavemente para não se machucar. Adicionar movimento ao braço o ajudará a andar mais rápido.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo