Como ter uma boa postura mesmo trabalhando em casa

Devido ao surto do novo coronavírus (COVID-19), muitas pessoas estão em quarentena e passaram a trabalhar em casa. Mas, pode ser difícil se acostumar com a configuração de trabalho no começo, pois o ambiente da sua casa não é como o escritório. Como consequência, é comum esquecer de se atentar para ter uma boa postura

Embora seja confortável sentar no sofá ou na cama para trabalhar, essa alternativa não é ideal para a coluna. Uma má postura pode resultar em dores, lesões, traumas e, com o tempo, desencadear doenças como hérnia de disco. 

Portanto, veja como criar um ambiente ergométrico para você ter uma boa postura mesmo trabalhando em casa. 

Coloque o computador/notebook na altura dos olhos

Para manter o pescoço e os ombros na posição vertical, é fundamental colocar o computador altura dos olhos. Uma alternativa que pode ajudar é colocar um pedaço de fita adesiva na parede um pouco acima do nível dos olhos e, em 30 segundos a cada 15 minutos, observe a fita em vez da tela para que sua cabeça suba naturalmente. 

Apoie os pés no chão

É importante manter os pés apoiados no chão enquanto trabalhamos. As pessoas tendem a cruzar as pernas ou balançar durante o dia sem perceber. Mas, devemos prestar atenção. Isso porque se os pés estiverem no chão, você estará estável. Caso contrário pode prejudicar o arco na região lombar e causar dores nas costas.

Use uma cadeira de encosto reto

Trabalhar no sofá ou cama não é recomendado pois você não fica totalmente reto e afeta a região lombar e pescoço. Além disso, muitos estão acostumados com cadeiras de escritório que possuem apoio de pescoço – o que provavelmente não é algo que você tenha em casa. Dessa forma, o recomendado é fazer alongamentos no pescoço durante o dia para evitar dor e tensão. 

Leia também: Alongamento para diminuir a tensão no pescoço

Coloque os braços em 90 graus

Ao digitar, é importante garantir que seus cotovelos estejam dobrados a 90 graus para que suas mãos cheguem ao teclado. Também é essencial continuar em movimento, não importa a configuração de trabalho. Ou seja, levante a cada hora para beber água, ir ao banheiro ou apenas para se mover. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo