Postura: Melhores lugares para sentar trabalhando em casa

No escritório, suas opções de onde se sentar se limitam apenas a uma mesa e cadeira. Mas, trabalhar em casa abre mais possibilidades. Há a mesa da cozinha, o sofá, a cama, varanda. No entanto, na maioria das vezes é comum esquecer de se atentar à postura.

Por estarmos em quarentena por conta do coronavírus, as pessoas tiveram que se adaptar trabalhando em casa. Porém, é importante lembrar de se manter uma posição ergonômica adequada para evitar problemas na coluna. Saiba quais são os melhores e piores lugares para se sentar e ter uma boa postura durante o home office.

Cadeira da sala de jantar

As cadeiras da sua sala de jantar ou cozinha não são ergonomicamente corretas como as do escritório, mas são o mais próximo que você irá conseguir. Assim, sentar em uma cadeira de encosto reto com os dois pés no chão é uma ótima maneira de ajustar sua postura, desde que sua mesa ou escrivaninha esteja na altura certa. Se você estiver inclinado para frente enquanto digita, coloque um livro ou caixa embaixo do seu computador ou notebook.

Leia mais em: Como ter uma boa postura mesmo trabalhando em casa

Banquinho sem encosto

Caso você não tenha uma cadeira, um banquinho sem encosto também é uma ótima opção. Isso porque um banco sem encosto permite que o tronco permaneça ativo. Contudo, ficar nessa posição por muito tempo pode fazer com que a curva S ideal e saudável da sua coluna seja uma curva C e seu corpo irá se inclinar para a frente. Lembre-se de manter a coluna reta e os ombros para trás, mantendo os quadris em um ângulo de 90 graus para evitar dores.

Chão

Apesar de ser uma opção mais difícil, ainda existem pessoas que gostam. Mas, ao trabalhar no chão pode ser impossível ficar com a postura adequada. Se você trabalha com o notebook no colo, a cabeça cai para a frente e para trás, enquanto os ombros estão caídos. 

Sofá

Essa pode ser uma das piores maneiras de trabalhar em casa. Por mais confortável que seja nos primeiros minutos, ao longo do tempo você irá desenvolver tensão muscular.

Cama

Sua cama pode ser confortável, mas assim como o sofá, não é propícia  pois você irá se sentar com uma postura inadequada e terá dores musculares. Então, por mais tentador que seja, resista à vontade de relaxar e reserve sua capa apenas para dormir e ver séries. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo