fbpx

Postura: Quais os mitos e verdades

Ter uma boa postura é uma tarefa mais difícil do que parece. Visto que, muitos passam o dia todo sentados trabalhando de maneira errada. Mas, cuidar da postura é tão importante para a saúde quanto seguir uma alimentação saudável ou praticar exercícios físicos. Isso porque uma má postura pode resultar em dores e, com o tempo, desencadear doenças sérias, como hérnia de disco.

Além disso, também pode gerar alterações irreversíveis, como por exemplo, a hipercifose – mais conhecida como corcunda. 

Vai malhar em casa? Nós temos tudo o que você precisa para cuidar do seu corpo e sua saúde

Durante nossa vida ouvimos diversas coisas sobre nossa postura. Mas você sabe o que é mito e o que é verdade?

Mitos

Cruzar as pernas pode dar varizes

Realidade: Isso não é totalmente verdade. Porém, cruzar as pernas pode ter algumas consequências negativas. Por exemplo, leva a dores nas mamas. Além disso, cruzar uma perna sobre a outra pode levar a um aumento da pressão e se os sistemas de veias estiverem mais próximos da superfície, certamente aparecerão com mais destaque. 

Se curvar não causa danos a longo prazo

Realidade: Na verdade, os efeitos de uma má postura são vários e podem ser realmente sérios. Quando as pessoas se curvam, a cabeça e os ombros se aproximam. Como resultado, isso leva a dores na mandíbula, dores de cabeça e nos ombros e costas. Se a coluna não estiver alinhada corretamente, a caixa torácica também é afetada, o que pode danificar o coração, pulmões e levar a problemas gastrointestinais. 

Não há nada que possa ser feito para reverter os efeitos da má postura

Realidade: Totalmente falso. Uma vez que o curvamento é natural se você não tiver uma postura correta. Mas, existem exercícios que você pode fazer para combater os efeitos do curvamento. O recomendado é fazer atividades com pesos e alongamentos focados no pescoço, ombros e costas. 

Má postura é genética

Realidade: A má postura pode sim ser genética, mas isso não significa que irá se você tiver alguém na família irá ter com 100% de certeza. Fortalecer o tronco pode ajudar a melhorar sua postura, facilitando a sentar-se (e ficar em pé) ereta. Pilates também é uma ótima opção, com os exercícios certos você poderá desenvolver uma força profunda no tronco.

Má postura leva a escoliose

Realidade: Falso. Segundo especialistas, a maioria dos casos de escoliose é idiopática, o que significa que eles se originam de uma causa desconhecida. Portanto, não há uma relação conhecida entre a postura e escoliose. Mas é importante ressaltar a importância de sentar-se reto.

Verdade

Trabalhar na frente de um computador o dia inteiro arruinará sua postura

Realidade: Verdade. Ficar sentado na frente de um computador o dia inteiro pode forçá-lo a projetar o pescoço para a frente e encolher os ombros. O que pode resultar dores nas costas e pescoço. Dessa forma, para evitar a má postura e combater esses efeitos, opte por cadeiras ergonômicas projetadas para trabalhar. Se você passa muito tempo no telefone, use um fone de ouvido para que os músculos do pescoço não se contraia desigualmente. Por último e não mais importante, faça pausas para se alongar e andar pelo escritório. 

Desafio: Elimine 10kgs em 2 meses

Você vai emagrecer mais de 1kg por semana!

 
 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo