fbpx

Pós-treino: Erros comuns depois dos exercícios

O que você faz no pós-treino pode ser mais importante do que o treino em si. Isso porque seu comportamento depois do exercício é essencial para obter resultados físicos e mentais.

Em vez de ver o exercício físico como uma obrigação de 30 minutos ou 1 hora após suas tarefas diárias, reformule o pensamento. Ter um bom condicionamento físico pode fazer parte da sua vida saudável. Assim, você aproveitará melhor a aula de yoga, academia ou corridas matinais, vendo mudanças de dentro para fora.

Leia também: Crossfit: Como funciona, benefícios e tipos de treinos

Para que nada de errado e você siga firme nos seus objetivos, evite seguir estes passos no pós-treino:

Checar suas mensagens imediatamente

Mesmo que você se sinta ansioso para voltar à realidade, checar suas mensagens e olhar as redes sociais pode ficar para depois. No momento em que pega no celular, a euforia pós-treino desaparece. Então, tente respirar e manter a mente longe disso.

Pular o alongamento

Ao sair da academia, você perde uma parte realmente importante do processo de condicionamento físico, a recuperação. O ideal é facilitar o equilíbrio muscular com o alongamento. Tente se alongar por pelo menos 30 segundos e repetir cada alongamento duas ou três vezes, é essencial para sua recuperação. No entanto, procure sempre ter um instrutor e especialista ao seu lado.

Comer uma grande refeição

Se você é o tipo de pessoa que come uma fatia de pizza ou hambúrguer após os exercícios, pare. Embora as pessoas pensem que precisam nutrir as energias, comer grandes refeições pós-treino não é uma boa ideia. Seu sistema digestivo fica em segundo plano durante exercícios difíceis, e ainda está em alerta após o término da malhação.

O recomendado é levar alguns lanches que não sejam processados ou frutas. Portanto, grandes refeições apenas 2 ou 3 horas depois, quando seu sistema digestivo voltar ao normal.

Sentar-se 

Isso mesmo! Sentar ou deitar assim que terminar seus exercícios também não é uma boa ideia. Pois quando isso acontece, seu sangue se acumula, dificultando a recuperação. Diante disso, tente não parar totalmente, e mantenha seu corpo em movimento, nem que seja ficar em pé por 30 minutos.

Parar de beber água

Muitos acabam esquecendo da importância que a água tem em nosso corpo. Principalmente no pós-treino. Porém, se ficar desidratado, isso pode retardar sua recuperação. Ou seja, beba muita água mesmo que não sinta sede. O correto é que a urina esteja amarelo clarinho, quase transparente, caso contrário pode indicar desidratação.

 
 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo