Como a poluição afeta a saúde do cabelo

Se no seu dia a dia você foge do escapamento de veículos e da fumaça saindo de caminhões pensando em como essa poluição vai prejudicar sua pele, saiba que ela também é um risco para o cabelo.

Pesquisadores da L’Oreal, conforme relatado no relatório Proceedings, descobriram que hidrocarbonetos aromáticos policíclicos foto-tóxicos (PAHs) presentes no ar são capazes de prejudicar a saúde dos fios. 

Os estudiosos tiraram imagens microscópicas de 200 fibras capilares de mulheres na China, e examinaram a cutícula e o córtex dos fios. Foi demonstrado que essas moléculas causam danos estruturais nas hastes capilares, interrompendo a camada externa, que pode estar associada à quebra e fragilidade. 

A poluição do ar também obstrui o bulbo capilar, impedindo a penetração dos nutrientes. 

A boa notícia é que você não está fadada a ter cabelos fracos diante da poluição. É possível proteger os fios da mesma maneira que se protege a pele: com antioxidantes.

Produtos como xampus antioxidantes servirão como a primeira linha de defesa. Vale tentar também condicionadores ricos em proteínas, que deixem uma vedação protetora sobre o eixo do cabelo como uma barreira física ao meio ambiente. 

Além disso, é preciso fortalecer os fios e fechar a cutícula com processos de cauterização e reconstrução, para impedir que os agentes poluentes penetrem o córtex e danifiquem a estrutura interna do cabelo.

Leia também: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

Alimentação e saúde do cabelo

A alimentação é outra grande aliada para a aparência e saúde do cabelo. “Nossas madeixas são compostas de 97% de proteínas, ou seja, fontes de proteína animal, como carne bovina e suína, aves, peixes e frutos do mar, proteína vegetal, como as leguminosas, ovos e derivados de leite são essenciais para a boa formação do bulbo capilar e do fio”, explica a biomédica especializada em estética Caroline Toledo, de São Paulo. 

A vitamina C é outra excelente vitamina para a saúde geral, principalmente do cabelo, já que ela é um excelente antioxidante. “Essa vitamina está presente nas folhas verdes escuras, como espinafre, agrião, rúcula, brócolis, e nas frutas ácidas, como acerola, morango, laranja, limão”, detalha a biomédica. 

As vitaminas do complexo B presentes na carne também são fundamentais para quem deseja que os fios cresçam rápido e de forma saudável, já que o nutriente atua na multiplicação celular.

Zinco e selênio, encontrados na carne, castanhas, sementes de girassol, atum, bacalhau, feijão, laticínios e cereais orgânicos completam os nutrientes principais para saúde do cabelo. “Tais mineiras estimulam o crescimento e fortalecimento dos cabelos”, finaliza Caroline. 

Leia também: Alimentos mais potentes para a beleza do que qualquer nutricosmético

Desafio 7kgs em 6 semanas!

Chegue no verão com o corpo que você quiser!

 
 

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo
Jornalista, editora sênior de nutrição, saúde e bem-estar.