Polichinelo: Benefícios e como fazer

O polichinelo é um exercício físico muito comum, especialmente nas aulas de educação física da escola. Além disso, é de fácil acesso e ideal para quem não tem tempo ou apenas não gosta de ir à academia

Dessa maneira, o polichinelo pode trazer diversos benefícios para a saúde, pois trabalha a resistência muscular e a resistência cardiovascular. Este tipo de exercício faz diferentes partes do corpo se movimentarem de uma maneira rápida, o que também contribui com a queima calórica. 

Contudo, embora os polichinelos possam ser feitos em qualquer momento, geralmente eles são usados nos aquecimentos. Isso porque alonga e aquece os músculos, o que é fundamental para iniciar um treinamento físico. Além disso, para realizar o movimento é necessário estar atento aos joelhos, evitar esforços e respeitar suas limitações.

Benefícios

  • Fácil de realizar, pois não exige o uso de equipamentos
  • Trabalha o corpo todo
  • Melhora a coordenação motora
  • Contribui para a saúde do coração
  • Queima calorias

Leia também: Cronologia: O que acontece com o corpo quando você começa a treinar

Como fazer

  1. Para iniciar, mantenha-se numa posição ereta, com as pernas juntas e as mãos estendidas ao longo do corpo
  2. Depois, salte do mesmo lugar onde você está, de modo que os braços acompanhem o movimento, elevando-os acima da cabeça onde as palmas devem se encostar uma na outra.
  3. Logo após, quando as pernas voltam a se encontrar depois de um pequeno salto, os braços também devem voltar à posição inicial. O movimento pode ser feito de maneira rápida, porém, os braços e pernas devem estar sincronizados.
  4. Lembre-se de estar com os pés posicionados corretamente e flexionar bem os joelhos durante o exercício.

Leia também: Cross Pilates: O que é e quais são os benefícios

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo