O poder da afirmação para a saúde mental na pandemia

Quando passamos por alguma situação como a pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19) é comum ter pensamentos negativos. A dúvida sobre o que está por vir, o medo e ansiedade são os maiores inimigos. Por isso, é importante saber o poder da afirmação positiva para o bem da saúde mental. 

O ser humano se inclina mentalmente para a negatividade. Porém, quanto mais prejudicial for o pensamento, pior você se sente e mais pensamentos surgem, afetando suas emoções, comportamentos e crenças. 

Assim, mudar o pensamento para afirmações positivas tem o potencial de nos ajudar a desviar dos padrões negativos e criar uma mudança positiva no humor, mentalidade e energia.

Leia também: Como sair do “modo sobrevivência” nos dias de hoje

No entanto, é importante entender que definir a positividade não significa que você deve “fingir” algo que não é. Com isso, se sua afirmação estiver longe da realidade que você está enfrentando, terá uma desconexão significativa na prática.

Como trabalhar a afirmação

Comece com uma meditação de cinco a 10 minutos. Limpe sua mente e pergunte a si mesmo o que mais importa para o seu coração. Dessa maneira, você está se aproximando de sua afirmação a partir da crença de sua consciência.

Leia mais: Meditação: Tudo o que você precisa saber sobre a prática

Veja alguns exemplos de afirmações positivas que podem ajudá-lo a passar por esse período isolamento e incerteza: 

  • Entendo que nada é permanente, e estou centrado e equilibrado.
  • Eu posso escolher como responder ao que está ao meu redor.
  • Sentimentos de solidão são válidos e sei que sinto amor pelos outros. Eu também sou amado.
  • Sou forte, resiliente e capaz.
  • A tristeza que sinto é uma expressão de amor e perda. Estou triste, mas estou bem.

Assim como sua rotina de exercícios, você deve praticar as afirmações. Além disso, é possível exercê-la de formas diferentes, como: sussurrando silenciosamente na mente, falando em voz alta, registrando em um diário ou até mesmo digitando.

Você também pode colocar lembretes em lugares que verá ao longo do dia ou incorporar a afirmação em sua prática diária de yoga. Dito isso, não tente assumir muitas afirmações de uma vez, pois isso acaba desconcentrando. 

Leia também: O que a meditação pode fazer pela sua saúde

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo