Plena aos 40: Como emagrecer com 40 anos ou mais

Não é novidade que as mulheres sofrem com alterações hormonais ao se aproximarem dos 40 anos. Além disso, o metabolismo tende a desacelerar a cada ano. E, sem que se deem conta, seus corpos passam a acumular mais gordura na região do abdômen do que nos quadris e coxas. Principalmente após a menopausa – que pode ocorrer por volta dos 50 anos – a gordura corporal tende a ser redistribuída na região central do tronco. O que a maioria das mulheres não sabe é que apesar dessas alterações, é possível estar plena aos 40. Ou seja, combater os efeitos da idade e emagrecer com alimentação e exercícios adequados.

Alimentação e exercícios para emagrecer após os 40 anos

Um erro comum cometido por diversas mulheres é insistir nos métodos de perda de peso utilizados no passado e não levar em consideração os nutrientes que essa fase da mulher necessita, já que eles podem não ser tão eficazes com o passar dos anos. 

Além disso, utilizar remédios ou restringir a alimentação excessivamente por conta própria, pode impactar negativamente no envelhecimento, perda de massa magra e acúmulo de gordura. 

Mesmo quem já pratica exercícios deve ter cuidado na escolha do treino. Pois, assim como a alimentação exige adequação, os treinos também devem mudar conforme envelhecemos. É natural que, com o tempo, nossa massa magra diminua e nosso metabolismo desacelere. E uma vez que os músculos queimam gordura, você pode acabar ganhando alguns quilinhos. 

Por essa razão, é necessário aumentar a intensidade dos exercícios e buscar opções ideais, que trabalhem todos os grupos musculares. Para, assim, aumentar seu tônus muscular, resistência e emagrecer aos 40.

Plena aos 40: Dicas para perder peso aos 40 anos

Coma mais 

É isso mesmo. Sabe aquela sensação de indisposição e fome sem fim? Provavelmente, você deve estar escolhendo a composição das suas refeições de forma errada.

Por isso, coma mais alimentos ricos em ômega-3, flavonoides, gorduras boas, fibras e proteínas que auxiliam seu emagrecimento aumentando a saciedade. Também são esses alguns dos nutrientes capazes de melhorar a pele, cabelo, unhas e a saúde do coração, dar mais energia, otimizar o funcionamento do metabolismo com menos calorias e emagrecer mulheres acima dos 40 anos. 

Menos esforço, mais resultado

Escolha praticar exercícios ideais para a sua idade e objetivo. Um estudo feito em 1996 pelo professor japonês de educação física, Izumi Tabata, comparou exercícios e conseguiu provar que 20 minutos de movimentos variados em alta intensidade correspondem a 60 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada. Ou seja, 20 minutos de exercícios variados e intensos queimam 3 vezes mais gordura do que uma hora de esteira. 

Da mesma forma, selecionar treinos que trabalham o corpo todo, principalmente as regiões mais afetadas aos 40 anos, é uma estratégia inteligente. Abdômen, flacidez nos braços e pernas, e metabolismo, por exemplo, podem ser atacados ao mesmo tempo em que emagrecem.

Plena aos 40: O guia definitivo para mulheres que querem perder peso

plena aos 40

Mesmo com tantas dicas, ainda pode parecer difícil encontrar ânimo e escolher o melhor caminho por conta própria. 

A boa notícia é que existem métodos comprovados que você pode utilizar agora mesmo, tendo especialistas para indicar suas atividades diárias, cardápios com refeições que podem ser preparadas em até 30 minutos, exercícios elaborados por personal trainers experientes e mais.

Como é o caso do Programa Plena aos 40, um guia completo e definitivo elaborado por especialistas multidisciplinares do aplicativo Tecnonutri para ajudar mulheres que querem emagrecer aos 40, revertendo os efeitos da idade.

Completamente acessível e simples de seguir. E o melhor: você tem, na palma da sua mão, recomendações que podem ser personalizadas e adaptadas de acordo com seus gostos e objetivos. 

A combinação de low carb (conheça a Low Carb do Tecnonutri) , dieta cetogênica, jejum intermitente, exercícios e conteúdos psicológicos desse programa levam em consideração as principais dificuldades que mulheres acima dos 40 anos possuem ao tentar emagrecer. Enquanto a mudança cíclica de fases permite emagrecimento semanal. Ou seja, faz o organismo se readaptar, provocando a melhora do funcionamento geral do corpo e evitando a estagnação do peso. 

Leia também: Emagreça com a chef Izabel Alvares e o Tecnonutri

Programa Plena aos 40: Emagreça até 12 kg em apenas 12 semanas

As fases podem aumentar a disposição, aliviar estresse e sintomas da menopausa, regular hormônios e finalmente fazer o metabolismo e a massa magra trabalharem a favor da sua boa forma, mesmo aos 40. Veja as fases do programa abaixo:

Fase 1– Reequilíbrio

Elimine até 5 kg em 5 semanas por meio de alimentos e bebidas com nutrientes ideais para mulheres acima dos 40 anos, indicados por nutricionistas. Eles ajudam a evitar rugas, garantem a firmeza da pele, estimulam o equilíbrio do organismo e aumentam a disposição, entre outras funções. Também, há receitas de doces que ajudam a controlar a vontade e conteúdo de psicologia, para diminuir o estresse e tratar os sabotadores mentais

Fase 2 – Restauração corporal 

Totalize até 10 kg eliminados em mais 5 semanas, com novos cardápios e receitas ricos em proteínas e gorduras boas, que aumentam a saciedade e incentivam a queima de gordura estocada pelo seu corpo. Os exercícios serão aliados opcionais nesta e nas outras fases do programa. Dessa forma, vamos aumentar a taxa metabólica e combater a flacidez, com exercícios de resistência que trabalham o corpo todo em até 30 minutos diários, recomendados 3 vezes por semana. 

Fase 3 – Queima metabólica

Reduza 12 kg totais com mais 2 semanas de jejum intermitente, seguindo a indicação dos protocolos guiados. A estratégia vai ativar o interruptor metabólico da queima de gordura e contribuir para aumentar o déficit calórico. Além disso, os horários sugeridos para as refeições auxiliam o sono reparador, que evita alterações metabólicas que poderiam dificultar significativamente o emagrecimento.

Fase 4 – Magra para sempre

Após terminar as fases anteriores você terá até mais 9 meses para contar com todos os outros programas e ferramentas do Tecnonutri. Assim, converse com a equipe nutricional no chat individual disponível para que eles possam indicar seu próximo passo. Você pode secar mais alguns quilinhos, ultrapassando o objetivo inicial de até 12 kg ou passar pela manutenção do peso, garantindo que os resultados que você alcançou se tornem definitivos.

Com o método único criado para Programa Plena aos 40, é possível notar benefícios como:

  • Mais saúde, disposição e melhora da qualidade de vida;
  • Emagrecimento de até 12 kg ao mesmo tempo que incentiva o aumento de massa magra;
  • Redução da flacidez e aceleração do seu metabolismo, fazendo você se sentir mais jovem;
  • Aumento da autoestima e melhora na aparência;
  • Praticidade na rotina, com uma alimentação prazerosa e prática que respeita seus gostos;
  • Resultados semanais com apenas alguns minutos dedicados do seu dia.

Participe do Programa Plena aos 40

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.