Afinal, pipoca é mesmo saudável?

Se você não resiste a uma pipoca para acompanhar um filme, já deve ter se perguntado se ela é realmente uma escolha saudável para o lanche. A resposta é que isso depende do óleo usado para estourá-lo, de todos os temperos adicionados e, até mesmo, dos próprios grãos de milho.

Primeiro, considere o milho

O milho (mesmo em sua forma estourada) é um grão integral, e os grãos integrais são uma fonte importante de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que combatem doenças.

Pesquisas sugerem que a ingestão de grãos integrais está ligada a uma vida mais longa, menos inflamações e menor risco de doenças cardíacas, derrame, câncer, diabetes e obesidade. Três porções diárias de grãos integrais foram associadas a um menor IMC e menos gordura da barriga.

Leia também: Vinagre de maçã para emagrecer. Funciona?

Mas uma coisa para pensar é se a sua pipoca veio de um milho transgênico. Alguns cientistas e profissionais de saúde estão preocupados com os riscos potenciais da ingestão de alimentos geneticamente modificados, que não são bem estudados. Procure por grãos ou pipoca que não sofreram essas alterações. 

O óleo

óleo e a margarina utilizados para estourar o produto na panela podem aumentar as calorias e trazer um alto teor de gordura saturada. Os óleos mais indicados para o preparo são gorduras monoinsaturadas antiinflamatórias saudáveis ​​para o coração, principalmente óleo de abacate e azeite extra virgem.

Os óleos ricos em ácidos graxos ômega-6 – como óleo de milho, óleo de soja, óleo de girassol, óleo de cártamo e óleo de algodão – tendem a ser inflamatórios. Você também pode encontrar pipocas de microondas que não contêm qualquer óleo.

Os temperos

De nada adianta preparar uma pipoca saudável e temperá-la com manteiga, queijo, bacon, açúcar ou outros ingredientes gordurosos. Uma boa opção é salpicar o lanche com páprica ou pimenta do reino. Vale lembrar que o sódio extra pode causar hipertensão, pressão alta e retenção de líquidos – que desencadeia inchaço. Então, vale a pena não exagerar se optar por usar sal. 

O tamanho da porção

A quantidade de pipoca recomendada é de, no máximo, três xícaras, mas é fácil devorar um saco de uma só vez – e isso poderia ser o equivalente a cinco fatias de pão em quantidade de carboidratos

Leia também: Abacate e avocado são a mesma coisa?