Pimentão: Propriedades, benefícios e como consumir

Cheiroso e saboroso, o pimentão é um vegetal da família das pimentas. Além de dar um tempero especial para diversas receitas, ele é rico em propriedades benéficas para a saúde. Também é pouco calórico: 100 g contém cerca de 20 calorias.

Mas, diferente do que muita gente imagina, há apenas um tipo de pimentão. O que muda, na verdade, são os estágios de maturação. O verde é o inicial, depois ele fica amarelo e então se avermelha. Assim, em cada etapa de maturação, temos nutrientes diferentes. O vermelho possui maior concentração de vitamina A e zinco. Já o amarelo é boa fonte de vitamina C, enquanto o verde oferece mais acidez. Porém, não importa a versão, todos têm antioxidantes de sobra, o que confere ao pimentão diversos benefícios para a saúde.

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Benefícios do pimentão

Fortalece a imunidade

Rico em vitamina C e minerais como zinco, esse vegetal é um grande aliado da imunidade. Sendo assim, age no combate a doenças, infecções e inflamações que podem assolar o organismo. Em especial, pode ajudar prevenir resfriados.

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Combate os radicais livres

Ainda, também graças à abundância em vitaminas e antioxidantes, o pimentão pode ajudar no combate da ação dos radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce. Assim, o processo de degeneração do organismo é desacelerado e, portanto, há menor risco de, entre outras coisas, desenvolver algum tipo de câncer como o de pele. 

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Melhora a saúde dos olhos

É de conhecimento científico que as vitaminas A e C são excelentes para a saúde dos olhos. Dessa forma, o pimentão, rico em ambas, é um grande aliado da saúde ocular. Não só, o vegetal é também rico em zeaxantina, substância responsável pela cor de peixes, aves, flores e alimentos. Essa substância também é um poderoso antioxidante carotenoide e é fundamental para a visão.

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Protege a saúde do coração

Capaz de reduzir o nível de colesterol ruim (LDL) presente no organismo, o vegetal é um verdadeiro “amigo do peito”. Assim, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e protege principalmente a saúde das artérias e veias do coração. 

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Outros benefícios do pimentão são:

  • Protege a saúde dos ossos;
  • Previne doenças no cérebro;
  • Ajuda no emagrecimento – é pouco calórico;
  • Melhora o funcionamento intestinal. 

Como consumir

Há muitas maneiras de consumir esse vegetal, especialmente devido ao sabor suave, o que o torna extremamente versátil. Em princípio, algumas das receitas mais populares em que ele é utilizado são: 

  • Refogado, grelhado ou recheado;
  • Antepastos;
  • Molhos;
  • Saladas, sopas e caldos;
  • No preparo de peixes – exemplo: bacalhau.

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo