Pimenta jalapeño: Propriedades e benefícios da especiaria

A pimenta jalapeño é um dos tipos mais fortes desse condimento tão famoso e querido ao redor do mundo. Essa variedade é nativa do continente americano e é muito presente na culinária do México, onde é muito cultivada. Ela pode ser encontrada nas cores amarela, vermelha, a que melhor se adapta no Brasil, e verde.

Como a pimenta jalapeño pode beneficiar a saúde

É termogênica – pode ajudar no emagrecimento

Como demais variedades de pimenta, jalapeño é termogênica e, por isso, pode ajudar na perda de peso. Ao propiciar a aceleração do metabolismo, ela facilita o processo de emagrecimento, uma vez que dificulta o acúmulo de gordura corporal.

Além disso, a capsaicina, a substância responsável por sua picância, também atua na perda de peso.

Leia mais: 8 alimentos termogênicos que são aliados da dieta low carb

Ajuda a prevenir graves doenças

Ainda, essa pimenta ajuda a prevenir o diagnóstico de doenças como câncer. Em resumo, ao combater e evitar inflamações no corpo, há menos risco de formação de tumores.

Imunidade fortalecida

Uma vez que é uma grande fonte de nutrientes importantes, é possível dizer que ela ajuda a garantir uma imunidade mais forte. Basicamente, a jalapeño é rica em vitamina A e vitamina C, ambas anti-inflamatórias, além da vitamina K e diversos minerais, como potássio e zinco.

Diga adeus a dores no corpo

Não só, a capsaicina – aquela substância a que deve-se sua picância, ajuda a combater dores no corpo e, por isso, é inclusive encontrada na composição de alguns remédios. Ela atua principalmente para aliviar dores musculares, dores de cabeça e artrite reumatoide.

Leia também: Quem come pimenta vive mais, diz estudo

Como consumir a pimenta jalapeño

  • Molhos
  • Geleia
  • Em conserva

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo