Pimenta cumari: Propriedades e benefícios

A pimenta cumari, também chamada da comari, é nativa do Brasil, conhecida pelo forte ardor que provoca na boca. Encontrada em versões de cor amarela ou vermelha, é rica em nutrientes excelentes, como os antioxidantes, ótimos para a imunidade, e a capsaicina, assim como a pimenta biquinho.

A cumari é pouco calórica (40 calorias a cada 100 gramas), rica em vitamina A, que é ótima para a saúde da pele e pode ajudar no tratamento de acne, bem como vitamina B6 (piridoxina) e vitamina C (ácido ascórbico), naturalmente anti-inflamatória. Não só, é fonte de ácido fólico, zinco, magnésio (importante para a saúde cardiovascular), ferro (previne a anemia) e potássio.

Uma das principais vantagens de consumir a pimenta comari é que ela contém capsaicina e piperina, ativos que apresentam ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antimicrobiana e termogênica.

Ela é muito usada para deixar pratos simples – como arroz e feijão – com um toque a mais.

Benefícios da pimenta cumari

Fortalece a imunidade

Por ser rica em antioxidantes e vitaminas anti-inflamatórias, como a vitamina C, ajuda a fortalecer a imunidade e impedir inflamações no corpo. Aumentar a imunidade é uma das maneiras de manter o organismo livre de doenças. Como se fosse uma fortaleza, o sistema imunológico é uma espécie de muralha que garante as defesas do seu corpo. O inimigo? Os mais diversos problemas que podem atrapalhar nossas funções.  

Previne o envelhecimento precoce

O tempero ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, provocado por um processo inflamatório. Basicamente, o envelhecimento prematuro da pele se dá devido ao estresse oxidativo, inflamação causada pela ação de radicais livres – os antioxidantes podem ajudar a preveni-la.

Leia também: Alimentos que causam o envelhecimento precoce da pele

Pimenta cumari é termogênica

Não só, é considerada um alimento termogênico. Ou seja, alimentos desse tipo atuam aumentando a temperatura do organismo. Assim, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado e com que a queima de gorduras seja muito maior. Portanto, a pimenta cumari pode facilitar o emagrecimento.

Leia mais: Pimenta jalapeño: Propriedades e benefícios da especiaria

Ajuda no controle da glicemia

Além disso, a pimenta é hipoglicemiante, ou seja, ajuda a manter a glicemia (nível de açúcar presente na corrente sanguínea) sob controle. Por isso, seu consumo é indicado para pacientes de diabetes.

Receita de molho de pimenta cumari

Ingredientes

  • 2 copos de pimenta cumari
  • 2 copos de água filtrada
  • 200 ml de cachaça
  • 2 colheres de sopa de mel

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e peneire em seguida. Transfira a mistura para uma panela e deixe no fogo por 20 minutos. Em seguida, coloque o molho em um pote de vidro hermético e conserve na geladeira por até um ano.

Leia também: Hipoglicemia reativa: O que é, como evitar e riscos para a saúde

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo