Como praticar pilates para emagrecer? Veja dicas

Recomendado para quem quer cuidar do corpo, o pilates foi criado em meados da década de 1920, pelo alemão Joseph Pilates. A prática ajuda a melhorar a flexibilidade e o fortalecimento dos músculos, mas os impactos do exercício na rotina vão além do físico. A atividade contribui para uma melhora na concentração e também na qualidade do sono. Mas, será que é possível usar pilates para emagrecer (emagreça com o Tecnonutri)

Uma grande vantagem da atividade é que ela contribui para definir (além de relaxar) a musculatura, como mostrou uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). De acordo com o estudo, o alongamento específico do pilates é capaz de ampliar o volume da massa muscular na área trabalhada quando sustentado por 60 segundos, repetido em intervalos curtos e, de preferência, feito todos os dias.

Mas, afinal, é possível praticar pilates para emagrecer?

A técnica oferece de fato muitos benefícios para o corpo e a mente, atendendo a necessidades de públicos bem distintos, como atletas, bailarinos, idosos, gestantes e pessoas em reabilitação. Mas, será que fazer pilates emagrece?

A prática regular de pilates acelera o metabolismo e favorece a formação dos músculos. Porém, nenhum exercício físico sozinho consegue resultados significativos no emagrecimento. No caso do pilates, por exemplo, os verdadeiros e duradouros resultados ocorrem quando aliado à realização de atividades aeróbicas e uma dieta balanceada.

Enquanto uma hora de pilates elimina, em média, 200 calorias, uma corrida moderada na esteira no mesmo tempo queima o dobro, cerca de 400. Não significa que é impossível eliminar a gordura. Um estudo conduzido na Universidade de São Paulo com indivíduos obesos chegou a mostrar bons resultados na perda de peso, uma vez que a atividade contribuiu para a melhora da composição corporal .

A verdade é que o pilates pode ser um primeiro passo para esse pessoal sair do sedentarismo ou servir como coadjuvante para treinos mais intensos.

Leia também: Por que estresse causa ganho de peso? Entenda a relação

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.