Quer diminuir a pressão arterial? Faça pilates

A pressão alta é um fator de risco para condições como derrame e ataque cardíaco, duas grandes causas de morte no mundo. Existem diversas medidas que as pessoas podem adotar para diminuir a pressão e melhorar a saúde do coração. Além de seguir uma alimentação saudável, foi apresentada recentemente a relação entre pressão controlada e a prática de pilates.

O pilates envolve uma série de movimentos que enfatizam postura, flexibilidade, uso da respiração e o fortalecimento do músculo.

Leia mais em: Pilates: Conheça os benefícios para o corpo e a mente

De acordo com um novo artigo publicado na revista médica American Journal of Hypertension, os exercícios com esteira de pilates foram considerados uma maneira eficaz de melhorar a saúde. 

O que diz o estudo

Para esta análise, pesquisadores acompanharam jovens obesas entre 19 e 27 anos que tinham pressão alta. Assim, para evitar variáveis confusas, todas as mulheres eram não fumantes, não apresentavam doença crônicas e estavam se exercitando menos de 90 minutos por semana. 

Dessa forma, elas foram estudadas ao longo de 12 semanas, durante as quais fizeram três sessões semanais de pilates de uma hora cada. Ao longo do período, a intensidade dos exercícios aumentou.

No final, as participantes apresentaram menor pressão arterial, rigidez arterial e gordura corporal, em média, quando comparadas ao início do estudo. Portanto, concluíram que essas descobertas fornecem evidências de que o pilates beneficia a saúde cardiovascular. Assim, segundo o estudo, já que a adesão a exercícios de alto impacto, como corrida e HIIT, em indivíduos obesos é baixa, pilates pode ser uma alternativa eficaz de atividade para a prevenção de hipertensão e outras doenças. 

Benefícios do pilates

  • Aumenta a força, o equilíbrio, a coordenação e flexibilidade;
  • Maior controle muscular e consciência corporal;
  • Melhora o condicionamento físico e mental;
  • Corrige postura;
  • Alivia dores musculares e previne lesões;
  • Equilibra as funções do corpo.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo