Picolinato de cromo: O que é e benefícios

O picolinato de Cromo é um suplemento alimentar composto por ácido picolínico e cromo, um mineral essencial. Essa é a forma mais abundante de cromo encontrada na natureza e vem ganhando cada vez mais popularidade por atuar no controle da insulina, além de ajuda a emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) e fornecer energia ao corpo.

Benefícios do picolinato de cromo

Previne a diabetes e o ganho de gordura

O suplemento pode ser indicado para pacientes com diabetes, pois ajuda na regulação do nível de açúcar (glicose) no sangue. Dessa forma, ele ameniza o acúmulo de gordura corporal, além de combater a resistência à insulina.

Protege a saúde do coração

O cromo também está associada à saúde cardiovascular. Dessa forma, pode ajudar a controlar o nível de colesterol e, como consequência, a pressão arterial. Sendo assim, a suplementação pode prevenir doenças cardiovasculares, o que também é um efeito de sua abundância em antioxidantes.

Leia também: Excesso de açúcar é convetido em acúmulo de gordura no coração e abdômen

Alivia sintomas de ansiedade e depressão

Uma das formas como o picolinato de cromo ajuda na perda de peso é ao prevenir episódios de compulsão alimentar ao promover maior liberação de serotonina. Em resumo, a serotonina é popularmente chamada de “hormônio da felicidade”. Por isso, ao ajudar na maior liberação desse neurotransmissor, o suplemento alivia sintomas da ansiedade e da depressão, bem como do estresse.

Ação anti-inflamatória e antienvelhecimento

Devido à presença de antioxidantes, o picolinato de cromo ajuda a combater inflamações e infecções no corpo, ou seja, fortalece a imunidade. Não só, ao combater a ação dos radicais livres no organismo, que provocam o estresse oxidativo, o suplemento ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas graves como Alzheimer, doenças neurodegenerativas e certos tipos de câncer, além de prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Leia mais: Bons níveis de ferro no sangue podem retardar o envelhecimento

Possíveis efeitos colaterais da suplementação de picolinato de cromo

  • Pode sobrecarregar os rins – não é recomendado para pacientes de insuficiência renal
  • Contraindicado para grávidas e lactantes

Por fim, todo suplemento deve ser orientado por um profissional nutricionista ou médico. Só ele pode dizer se a pessoa tem indicação para tomar um suplemento específico e qual é a dose correta. Cada pessoa tem uma necessidade e uma individualidade bioquímica e, por isso, a importância de ser indicado por um profissional. 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo