O que as pessoas saudáveis comem todos os dias

Quem não fica maravilhado – e curioso – ao se deparar com uma pessoa cheia de saúde e disposição que já ultrapassou a marca dos 90 anos? O médico norte-americano Steve Bowers e sua esposa, Elizabeth Shimer Bowers, deram um passo adiante na curiosidade. Eles queriam saber o que pessoas incrivelmente saudáveis tinham em comum.

Para isso, rastrearam líderes de torcida de 70 anos, paraquedistas de 80 anos, corredores de recordes mundiais de 90 anos de idade e dezenas de outros grupos que se encaixam no perfil para descobrir o que eles costumam comer no café da manhã, almoço, jantar e lanches.

Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde

Com o resultado dessa pesquisa, os médicos escreveram o livro Secrets of World’s Healthiest People (Segredos das Pessoas mais Saudáveis do mundo). Confira alguns dos alimentos, temperos e bebidas que os entrevistados mais mencionaram.

Amêndoas

Ricas em gorduras saudáveis, fibras e proteínas, elas são uma excelente opção de lanche da manhã ou da tarde. Além disso, podem ser misturadas em aveia ou iogurte, adicionadas a receitas de bolos, ou consumida em forma de farinha de amêndoa no lugar da farinha regular.

Abacate

Com mais potássio do que uma banana, os abacates são ricos em gorduras monoinsaturadas saudáveis, bem como fibras que inibem a fome. Da mesma forma, comer a fruta todos os dias pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL (ruim).

Feijão

Rico em fibras, o feijão ajuda a regular o açúcar no sangue, melhorar o colesterol e reforçar a saúde geral do intestino. 

Pimenta-do-reino

Além de ser antioxidante e antibacteriana, a pimenta ajuda na perda de peso porque estimula a quebra das células de gordura. 

Alho

O ingrediente ativo, alicina, pode ajudar a manter baixos os níveis de colesterol, proteger as células dos danos oxidativos e normalizar a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue. Além disso, é fonte de minerais, como manganês e selênio, ambos importantes para o organismo. O primeiro é essencial para o transporte de oxigênio no corpo. Já o selênio age no combate dos radicais livres, assim, atua diretamente com o sistema imunológico. 

Gengibre

Superpotente, esse tempero reduz o colesterol, ajudar a prevenir coágulos sanguíneos e a controlar o açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2. A raiz eleva a temperatura corporal, fazendo com que o metabolismo trabalhe de forma mais acelerada e, portanto, queime mais calorias. Assim, essa característica leva o gengibre ao status de termogênico natural, como aliado do emagrecimento junto com uma alimentação equilibrada e atividade física.

Espinafre

Existem poucas vitaminas e minerais que não estão no espinafre. É rico em potássio, magnésio, ferro, cálcio e vitaminas B6, B9, E, C e K. Comer espinafre pode beneficiar a saúde ocular, reduzir o estresse oxidativo, ajudar a prevenir o câncer e reduzir os níveis de pressão arterial.

Iogurte

Os probióticos presentes na bebida láctea são capazes de tratar uma variedade de condições, desde eczema até a doença inflamatória intestinal. Assim, as bactérias vivas que eles contêm parecem interagir com os micróbios em nossos intestinos, produzindo vitaminas como B6, B12 e K2, e ajudam a combater bactérias ruins, como E. coli e Salmonella.

Cereja

A fruta vermelha contém compostos anti-inflamatórios que aumentam a saúde do cérebro, aliviam o estresse e ajudam a adormecer mais rápido.

Ovo

Os ovos são saudáveis, bons para os olhos, cérebro, cabelo e muito mais. Em uma unidade se concentram 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, tudo por apenas 70 calorias.

Beterraba

Os benefícios desse vegetal incluem a redução natural da pressão sanguínea, um aumento na energia e no cérebro, e uma boa dose de antioxidantes e fibras.

Chia 

As sementes de chia são supernutritivas e fornecem diversos benefícios ao organismo, desde ajudar na digestão, construir ossos fortes e manter o coração saudável. Esse superalimento é fonte de energia nutricional, rico em proteína e ácidos graxos ômega-3.

Chá

Pessoas em todo o mundo beberam chá por milhares de anos por causa de suas muitas vantagens à saúde. O chá relaxa os músculos, alivia problemas do estômago e pode até ajudar a emagrecer

Leia também: 5 motivos para tomar chá todos os dias

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.