Alongamento para diminuir a tensão no pescoço

As dores na região do pescoço podem ser causadas por diversos fatores, como estresse, longos períodos em uma posição inadequada e até execução incorreta de algum exercício.

Assim, com o tempo, alguns maus hábitos posturais podem ter consequências como dores crônicas na região, dores de cabeça tensionais e até desconforto nos ombros.

Dessa forma, os alongamentos surgem como aliados para relaxar os músculos, diminuindo a tensão e a dor. Para reforçar o tratamento, é recomendado tomar um banho quente ou colocar uma compressa morna antes de realizar os movimentos, pois o calor aumenta a circulação sanguínea e promove o relaxamento dos músculos.

Alongamentos para tensão no pescoço

Na cadeira

Um alongamento simples em que você se senta na beira da cadeira e passa o tronco sobre a parte inferior do corpo, enquanto libera a cabeça, o pescoço e o ombro. 

Leia também: Alongamento para as mãos e pulsos

Rolo de espuma

rolo de liberação miofascial
Workout. Woman exercise at home
  • Deite-se verticalmente no seu rolo de espuma. Verifique se a cabeça e pescoço estão apoiados em um travesseiro ou cobertor.
  • Em seguida deixe sua coluna relaxar contra o rolo de espuma enquanto seus braços ficam ao seu lado, na altura dos ombros retos, a apenas um pouco da altura dos ombros. A gravidade permitirá que seu corpo corrija sua postura, abra seu peito e ombros e libere tensão no pescoço.
  • Deite-se por um a dois minutos para começar, e você poderá ficar o tempo que quiser (entre três a oito minutos).

Leia mais em: Alongamento: Tipos, benefícios e como praticar

Alongamento lateral do pescoço

  • Sente-se na beira da cadeira para que a coluna se alinhe. Coloque os pés na largura dos ombros. Logo após deixe seus ombros e braços relaxarem ao seu lado ou em seu colo.
  • Mantendo a cabeça alinhada com os ombros, leve lentamente a orelha direita em direção ao ombro direito, sem permitir que o ombro suba.
  • Mantenha essa posição por cerca de um a dois segundos e, em seguida, incline a cabeça suavemente em direção ao outro ombro. Mantenha pressionado por um a dois segundos e repita o movimento seis vezes.

Cabeça inclinada

  • Sente-se na beira da cadeira para que a coluna se alinhe. Coloque os pés na largura dos ombros mais uma vez. Deixe seus ombros e braços relaxarem ao seu lado ou em seu colo.
  • Mantendo a cabeça alinhada com os ombros, lenta e suavemente, comece dobrando o queixo. Em seguida, olhe suavemente para cima, estendendo a cabeça e pescoço por um a dois segundos e depois olhe para os pés, por um a dois segundos. Repita seis vezes.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo