Qual o melhor período para perder peso após a gravidez?

Uma das preocupações de quem é mãe gira em torno de como conseguir perder peso após a gravidez. Com a chegada dos pequenos nem sempre é fácil se colocar em primeiro lugar para cuidar do corpo, muito menos mudar de hábitos. Mas, uma pesquisa conduzida por médicos do Canadá sugere que o período entre três e 12 meses depois do parto é o ideal para perder os quilos a mais ganhos durante a gravidez.

Segundo o estudo, publicado na revista especializada Diabetes Care, as mães que não conseguem perder o excesso de peso dentro de um ano depois do nascimento do bebê, ou engordam neste período, podem correr sérios riscos de saúde, como o risco de hipertensão, diabetes e doenças cardíacas.

Perder peso após a gravidez: Como funcionou a pesquisa

Os pesquisadores acompanharam 300 pacientes no Hospital Mount Sinai em Toronto, Canadá, durante a gravidez e no ano seguinte após dar à luz. Assim, 75% das mulheres perdeu pelo menos parte do peso depois de um ano do nascimento do bebê. Os testes mostraram que elas tinham níveis saudáveis ​​de colesterol e pressão arterial.

No entanto, aquelas que permaneceram com o mesmo peso ou ganharam quilos extras mostraram um claro aumento no risco de diabetes e doenças cardíacas.

Segundo Ravi Retnakaran, médico que liderou o estudo, a maioria das mulheres não voltará ao peso anterior à gravidez imediatamente “Descobrimos que o padrão típico é que mais de 80% não volte aos três meses.Mas, o que estamos vendo é que o período entre três e 12 meses após o parto é uma janela crítica durante a qual o médico e a paciente devem prestar atenção ao controle de peso para melhorar a saúde metabólica e vascular a longo prazo”, afirmou. 

“Percebemos que o período entre três e 12 meses depois do parto é crucial. Neste período, médico e paciente devem prestar atenção ao controle do peso, o que poderá ser muito importante para a saúde metabólica e vascular a longo prazo”, afirmou Retnakaran.

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Quanto é normal engordar na gravidez?

O peso da mulher antes de engravidar e o ganho total durante os nove meses de gestação interferem diretamente no peso, comprimento e reservas de gordura do recém-nascido. 

Da mesma forma, o ganho de peso gestacional também tem impactos na saúde da mãe, uma vez que mulheres que ganham peso excessivamente nesse período apresentam maior risco de se tornarem obesas ou de agravarem o excesso de peso já existente. Além disso, os quilos extras podem provocar dores nas costas e articulações, inchaço, prisão de ventre, infecções e dificuldades para respirar e dormir.

Entretanto, você sabe o quanto é normal engordar na gravidez para manter mãe e bebê saudáveis? De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Women’s Health, somente 25% das mães sabiam como deveria ser o ganho de peso durante a gestação. 

Já uma análise divulgada no jornal Obstetrics & Gynecology, publicação oficial do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), nos Estados Unidos, revelou que 47% das grávidas engordam mais do que o indicado. Para chegar a esse resultado, cientistas analisaram informações de cerca de 44 mil mulheres, que deram à luz entre 2010 e 2011.  

Portanto, de acordo com as diretrizes de saúde, a maior parte do ganho de peso na gravidez deve ocorrer no 2º e 3º trimestre. No primeiro trimestre, o ganho de peso é mínimo, variando entre 0,5 e 2 kg. A partir do 2º trimestre, acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5kg por semana. Assim, o normal é a mulher ganhar de 7 a 12 kg no total. Também, engordando neste limite fica mais fácil voltar ao peso normal.

Contudo, é importante que o seu ganho de peso seja monitorado por um profissional de saúde durante o acompanhamento pré-natal. 

Perder peso após a gravidez: Conheça o Programa Fit na Amamentação

Se você está amamentando e quer voltar ao peso antigo com saúde, o Programa Fit na Amamentação, do aplicativo Tecnonutri, pode ajudar você perder peso após a gravidez ao mesmo tempo que garante todos os nutrientes que seu bebê precisa, sem afetar a produção de leite.

Com cardápios baseados em comida de verdade, repletos de nutrientes e vitaminas, nossas nutricionistas prepararam um passo a passo no qual você aprenderá a mudar pequenos hábitos, além de receitas e dicas para acrescentar mais sabor no seu dia, reduzindo seu peso sem precisar de radicalismos. 

Fase 1 – Começo dos hábitos

Receba cardápios low carb (conheça a Low Carb do Tecnonutri) com sugestões alimentares calculadas para atingir a meta de consumo de até 75g por dia. Ou seja, uma meta com nível iniciante, mas que pode incentivar o bom funcionamento do seu organismo e ativar a queima de gordura. Essa estratégia foi pensada para você conseguir ter uma boa variedade de nutrientes. Nas suas duas primeiras semanas você já se sentirá mais disposta e poderá eliminar até 2 kg.

Fase 2 – Potencializando resultados

Seu corpo vai responder bem aos estímulos da dieta. Assim, com uma leve restrição calórica, além de dar início ao emagrecimento nós vamos conseguir evoluir semanalmente com novos picos de emagrecimento. Sua alimentação aqui ainda será flexível, seguindo uma low carb capaz de fornecer os nutrientes necessários para a produção de leite e manutenção da amamentação. 

Resultado: Emagreça até 4 kg em 30 dias.

Ao terminar o programa, se ainda quiser emagrecer mais alguns quilinhos enquanto amamenta, você pode reiniciar a fase 1 e seguir o programa completo novamente.

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