Benefícios do ômega-3 para a pele que você precisa conhecer

Ômega-3 parece ter um lugar reservado no rol de nutrientes indispensáveis. E não é para menos: essa gordura boa é essencial para a saúde, sobretudo a do coração. Mas, ela também faz maravilhas para a pele.

Cuidar da pele não é uma tarefa fácil. Mas, a boa notícia é que os alimentos ricos em ômega-3 podem ser aliados da beleza. Nesse sentido, nozes, frutos do mar e peixes gordurosos são algumas excelentes opções para colocar no cardápio. 

Benefícios científicos do ômega-3 para pele

Proteção contra os danos do sol

Pesquisas apontam que a suplementação com uma combinação de DHA e EPA – dois tipos de ômega-3 – pode reduzir a sensibilidade aos raios ultravioleta.

Em um estudo comandado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, participantes que consumiram 4 gramas de EPA por três meses aumentaram sua resistência a queimaduras solares em 136%. Enquanto nenhuma mudança foi observada no grupo de placebo.

Já em uma análise na Universidade de Catania, na Itália, os voluntários que aplicaram óleo de sardinha rico em EPA e DHA em sua pele após a exposição aos raios UVB experimentaram cerca de 25% menos vermelhidão, em comparação com o grupo de controle.

Redução de acne, vermelhidão e pele seca. 

Uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) rica em ômega-3 pode ajudar a prevenir ou reduzir acne. Além disso, hidrata a pele e combate vermelhidão, ressecamento ou coceira causada por doenças como dermatite atópica e psoríase.

Isso porque além de conter propriedades anti-inflamatórias, o ômega-3 melhora a função de barreira da pele, protegendo contra a irritação e mantendo sua hidratação. 

Pele x água

Além da alimentação, a água é importante para os cuidados estéticos. Ela evita a desidratação e, por isso, quanto mais hidratado o corpo estiver, mais essa hidratação refletirá na sua pele. 

A água trabalha em união as fibras do corpo, estimula o trânsito intestinal e elimina toxinas presentes no organismo para que o acúmulo não reflita de dentro para fora. Assim, seu consumo garante que a pele fique mais bonita, já que ela favorece a absorção de nutrientes. 

Você também deve:

  • Usar protetor solar;
  • Aplicar máscara hidratante;
  • Usar óculos de sol para evitar linhas finas;
  • Dormir em uma fronha de cetim para evitar vincos.

Leia também: Alimentos mais potentes para a beleza do que qualquer nutricosmético

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.