O que acontece com o seu corpo quando você para de malhar

Você fica doente ou se machuca e tem que ficar um tempo afastado das atividades físicas. Pode também se sentir cansado após o trabalho e desiste de ir malhar. Isso ocorre mais do que muitos imaginam. 

Porém, quando isso se prolonga por dias e até meses, isso pode voltar à estaca zero. Sendo assim, você se desacostuma e seu corpo vai perde o condicionamento físico com o tempo. Saiba o que ocorre quando você para de malhar – pode surpreender você.

Leia também: Com gripe, é melhor malhar ou descansar?

A aptidão cardiovascular começa a diminuir após uma semana sem malhar

A capacidade do corpo de transportar e usar o oxigênio do sangue para o músculo, é chamada de aptidão aeróbica. Com isso, a capacidade funcional do coração também diminui. Após três a quatro semanas de repouso, a frequência cardíaca em repouso aumenta de quatro a 15 batimentos, e o volume de sangue diminui em 5% em 24 horas e 20% em duas semanas.

Leia mais em: Como aprender a gostar de malhar

Os efeitos colaterais são menores se você se exercita com frequência

Se você começou a menos de seis meses na vida fitness, é mais provável então que perca o fôlego mais do que pessoas que treinam há um ano ou mais. 

A força começa a diminuir após duas semanas

Quando você para de treinar, as mudanças nos músculos começam a aparecer em poucos dias. Ou seja, o músculo começa a perder as proteínas e, com isso, a força vai diminuindo junto.

O condicionamento diminui mais rápido quando você fica doente

Uma pessoa saudável e que está acostumada com exercícios físicos, quando para de malhar perde massa muscular e aptidão cardiovascular mais lentamente do que alguém que parou devido a uma doença ou lesão.

O estresse de uma doença ou lesão afeta mais o corpo do que simplesmente fazer uma pausa quando você está saudável. Portanto, se for uma cirurgia ou fratura, dependendo do nível você pode levar até um ano para se recuperar totalmente.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo