Pão de fermentação natural: Conheça os benefícios

O pão de fermentação natural é tido como uma opção mais saudável que o pão branco clássico. Apesar de não ser necessariamente menos calórico ( uma fatia possui cerca de 120 calorias), ele realmente é mais nutritivo.

Basicamente, a fermentação natural é mais lenta e feita com a utilização de leveduras que agem vagorasamente, trazendo mais aromas, maior durabilidade e melhor digestibilidade ao pão.

Claro que o segredo também está nas porções: você pode comer pão em uma quantidade moderada e assim não terá que se preocupar tanto com a balança. 

Como é feito o pão de fermentação natural

Também chamado de pão levain, ele é feito a partir de uma simples mistura: o fermento natural chamado levain, junto à mistura de água e farinha. Sendo assim, a massa lêveda, como é chamada, é fermentada através de lactobacilos e leveduras presentes naturalmente no ambiente e nos grãos do cereal do qual a farinha foi feita.

Leia também: Os tipos de pães mais saudáveis

Os benefícios do pão de fermentação natural

Melhora a digestão

Ao contrário de outros tipos de pão, cujo consumo pode provocar a constipação, o pão de fermentação natural melhora a digestão. Em resumo, por ser um alimento fermentado, ele agirá como um probiótico, o que combate a prisão de ventre. Como consequência, seu consumo pode aliviar o inchaço.

Rende energia por mais tempo para o corpo

Ainda, devido ao menor índice glicêmico desse tipo de pão, ele não provoca grandes picos e quedas do nível de glicemia. Por isso, é possível dizer que ele rende energia prolongada ao corpo.

Leia mais: Cientistas descobrem o que torna o sabor do pão tão bom

Mais saciedade

Ainda, além de manter o corpo energizado, o pão pode ajudar a manter a fome longe. Ou seja, devido à sensação de saciedade que ele proporciona, podemos dizer que ele ajuda no controle do apetite e, por isso, pode ser uma boa substituição para quem busca perder peso.

Pode ser armazenado por mais tempo

As leveduras usadas na fermentação do pão também são responsáveis por produzir um ácido conhecido como acético, o qual inibe o crescimento de bolor é produzido na fabricação de fermento. Portanto, o pão de fermentação natural pode ser mantido por mais tempo sem que estrague.

Leia também: Como comer pão sem engordar? Veja dicas

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo