Palmito: Benefícios e como consumir

O palmito é famoso por integrar deliciosas receitas, graças à versatilidade. Mais do que isso, contém excelentes propriedades, que proporcionam diversos benefícios à saúde. Muitos não sabem, mas o palmito é retirado do interior das palmeiras de determinadas espécies, como a juçara, a do açaí e a da pupunha. Cilíndrico, sua cor é branca e sua textura, macia. 

Assim, depois de retirados, são conservados em salmoura (água saturada de sal) e usualmente consumidos frios.

Propriedades do palmito

O palmito é especialmente rico em vitamina A, C e as do complexo B, como a B6. Além disso, é fonte de minerais como zinco, potássio e sódio. Graças a essas propriedades, podem ser observados diversos benefícios à saúde acarretados por sua ingestão.

Quando consumido em conserva, não há nenhum perigo. Porém, é importante estar atento à embalagem do produto. Assim, certifique-se que o pote esteja fechado hermeticamente (pressionando a tampa no meio ela não pode afundar), e lacrado. A principal fonte de contaminação para essa toxina botulínica é por conservas caseiras.

A conserva de palmitos produzida em condições inadequadas pode causar o botulismo e deixar graves sequelas ou ser fatal. Por isso, é importante dar preferência para marcas confiáveis.

Também, prefira os de potes de vidro para poder conferir a aparência do palmito. Não compre se a água não estiver límpida e transparente ou se o palmito estiver flutuando, pois isso indica falta de oxigenação, o que fará com que ele fique duro.

Benefícios do palmito

Ajuda no emagrecimento

Sobretudo, o palmito é altamente fibroso. Portanto, promove a sensação de saciedade quando ingerido. Da mesma forma, ajuda no melhor funcionamento do intestino, o que auxilia no processo de “desinchar” e, claro, é extremamente benéfico para a saúde da flora intestinal.

Leia mais: Quer emagrecer? Cuide do seu intestino

Melhora o sono

Uma vez que este é excelente fonte de vitaminas do complexo B, o sono é beneficiado por seu consumo. Como? É sabido que, quando deficiente de vitamina B5, o corpo tende a responder de forma que a sensação de fadiga, irritabilidade, bem como sintomas depressivos e dores musculares sejam altamente incômodos. Dessa maneira, a insônia torna-se um quadro problemático. 

O consumo de palmito combate isso, visto que é uma fonte dessas vitaminas, como a B5.

Regula a pressão arterial

A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias. No Brasil, a pressão arterial alta, ou seja, mais elevada do que o normal, é um problema que atinge a muitos. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença atinge uma em cada quatro pessoas. 

Assim sendo, o palmito é um alimento que pode ajudar na reversão desse quadro. Isso, pois é abundante fonte de potássio, que ajuda a normalizar o nível da pressão.

Músculos saudáveis

Rico em zinco, seu consumo otimiza a síntese proteica no corpo. Essa síntese é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, e o zinco é essencial para a ocorrência disso. 

Leia também: 7 fatores que impedem você de ganhar músculos

Como consumir palmito

Por certo, esse é um dos alimentos mais versáteis e, claro, pode integrar as mais deliciosas receitas.

Além disso, muitas das possíveis receitas são, além de deliciosas, saudáveis também.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo