fbpx

Painço: Propriedades, benefícios e como consumir

O painço é um cereal de tamanho pequeno, mas grande em benefícios. Ele é usualmente utilizado na alimentação de pássaros. Porém, tem mostrado grande potencial para o consumo humano e pode ser comprado como grão, flocos ou moído como farinha.

Esse cereal é especialmente abundante em minerais importantes como magnésio, manganês e fósforo. Ainda é uma grande fonte de triptofano, um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro.

Com grande capacidade nutricional, é rico em proteínas e ômega 3. Além disso, é livre de glúten.

Benefícios do painço

Promove maior sensação de saciedade 

Abundante em fibras, esse cereal ajuda a controlar a fome de forma eficaz: mantendo-nos saciados por mais tempo. Dessa forma, previne que se coma em excesso e, como consequência, haja ganho de peso.

Leia também: Alimentos que combatem a compulsão por doces

Melhora a digestão

Também por ser rico em fibras, auxilia na digestão e melhora o trânsito intestinal. Assim, combate a constipação e beneficia a saúde da flora intestinal.

Recuperação muscular

As proteínas são muito abundantes em sua composição. Por isso, o painço é um grande aliado das dietas vegetariana e vegana. Nesse sentido, é um alimento que ajuda na recuperação muscular, sendo especialmente benéfica para atletas de esportes intensos.

Leia mais: Maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne

Regulação hormonal

O triptofano, um aminoácido muito importante para a saúde do organismo, está diretamente ligado à produção de serotonina, um dos “hormônios da felicidade”. Felizmente, ele está presente em grande quantidade na composição desse cereal, que ajuda na regulação hormonal e no bom humor. 

Leia mais: Como controlar os hormônios da fome

Como consumir o painço

O seu sabor é leve e único. Mas, ao contrário dos outros grãos, o painço tem uma textura macia depois de cozido. Assim, é possível preparar diferentes pratos com ele.

De café da manhã, pode ser feito um mingau. Em outras refeições, você pode usá-lo como substituto do arroz. Também combina com saladas, bolinhos e até doces, como biscoitos e bolos.

Leia também: Quinoa: Conheça os benefícios do superalimento

Desafio: Elimine 10kgs em 2 meses

Você vai emagrecer mais de 1kg por semana!

 
 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo