Os tipos de pães mais saudáveis

Há muitas variedades de pães, inclusive alguns tipos mais saudáveis que outros. Porém, quando se trata de emagrecer, uma das primeiras coisas que você provavelmente pensa é em parar de comer pão. Mas, será que precisa ser assim? Na verdade, é possível comer alguns tipos de pães que são mais saudáveis e podem ser sim encaixados em uma alimentação equilibrada, desde que com moderação. Vem saber mais: 

Tipos de pães mais saudáveis

Pão de broto de trigo

A massa desse pão é feita a partir do broto do trigo, que é derivado do trigo convencional e é rico em vitaminas do complexo B, vitamina E, vitamina C e múltiplos sais minerais essenciais. Devido a suas ricas propriedades, esse pão saudável potencializa a absorção de nutrientes no organismo. Uma fatia desse pão possui aproximadamente 80 calorias.

Pão de fermentação natural

A massa desse pão é chamada de lêveda, ou seja, passa pelo processo natural de fermentação. A fermentação se dá a partir da ação de lactobacilos e leveduras, assim, a vida útil desse pão é mais longa. Ainda, essa forma de preparo pode levar vários dias e exige uma menor quantidade de farinha, por isso, ele é um dos tipos mais saudáveis de pães. Uma fatia possui cerca de 120 calorias.

Leia mais: Como comer pão sem engordar

Pão 100% integral

A massa desse pão é feita inteiramente de grãos integrais, ou seja, aqueles não passaram pelo processo de refinamento, sendo assim, ainda possuem suas cascas e demais partes, o que os torna mais ricos em nutrientes, como as fibras. Dessa forma, esse é um dos tipos mais saudáveis de pães. Uma fatia tem cerca de 110 calorias.

Leia mais: Como saber se um alimento é integral ou refinado

Pão de aveia

Mais recente que os demais tipos, o pão de aveia é feito a partir de aveia, massa integral de trigo, água e mais alguns ingredientes. Tal qual a aveia em suas muitas variedades, esse tipo de pão é cheio de benefícios à saúde e é bastante saudável. Aproximadamente, uma fatia possui 130 calorias.

Leia mais: Receita de pão de aveia de frigideira

Pão de linho

O linho é uma planta cheia de fibras, cuja semente, a linhaça, é rica fonte de ômega-3. Ainda, essa planta herbácea dá origem à massa do pão de linho, um dos mais saudáveis. O linho é mais cultivado em climas temperados, por isso esse pão ainda não é tão popular no Brasil, apesar de seus muitos benefícios. Pouco calórico, uma fatia tem cerca de 80 calorias.

Leia também: Cientistas descobrem o que torna o sabor do pão tão bom

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo