fbpx

Ovo de codorna: Nutrientes, benefícios e como consumir

Ovo de codorna é ótimo para a saúde e pode até ser mais nutritivos que os ovos de galinha. Muito popular na culinária brasileira, principalmente como petisco, os ovinhos têm valor terapêutico e podem potencializar o emagrecimento.

Uma das grandes qualidades do ovo do codorna é o fato de ser um alimento de fácil digestão. Isso ocorre em função do elevado coeficiente de digestibilidade de sua proteína, a albumina – em torno de 97% da composição do alimento – que facilita sua absorção e assimilação pelo organismo. Conheça mais benefícios à saúde proporcionados por eles.

Principais benefícios do ovo de codorna

Melhora da visão

Por ser rico em vitamina A, ele é ótimo para a saúde dos olhos. Essa importante vitamina é rica em antioxidantes que previnem doenças, como a catarata. Além disso, atua na saúde da pele e do cabelo.

Equilíbro do colesterol

Por ser um alimento rico em boas gorduras e ácidos graxos, ajuda a regular os níveis de colesterol do corpo. Isto é, o ovo de codorna é rico em HDL, o colesterol bom. 

Ótimo para os músculos

Rica fonte de proteína animal, o ovo de codorna é grande aliado para quem deseja ganhar massa magra. Uma unidade de ovo contém aproximadamente 1,2g de proteína. Proporcionalmente, os ovos de codorna são mais proteicos que os de galinha. 

Leia mais: Alimentos ricos em proteínas e seus benefícios

Reduz o risco de doenças terminais

Sobretudo, uma dieta deve ser rica em potássio, pois esse nutriente ajuda a reduzir os riscos de doenças como artrite, derrame e câncer. E adivinha qual alimento é rico em potássio? Portanto, uma alimentação rica em ovos da pequena ave promove a diminuição da pressão arterial.

Leia mais: As melhores proteínas para a saúde do coração

Tratamento de alergias

Caso deseje combater alguma alergia, um grande aliado para isso será o ovo de codorna. Isso se deve ao fato do alimento ser rico em ovomucóide, uma proteína que age como um antialérgico natural no corpo.  

Melhora do metabolismo

Devido à grande quantidades de vitaminas B presentes em sua composição, é excelente para a melhora da atividade metabólica, provendo benefícios para a função hormonal e enzimática. 

Ademais, outro ponto positivo é que, ao contrário do ovo de galinha, ele não costuma provocar alergia.

Leia também: Alimentos ricos em proteína que ajudam a emagrecer

Comparando com o ovo de galinha

O ovo de codorna tem mais proteínas que o ovo de galinha, pois esse macronutriente compõe 13% do primeiro e apenas 11% do segundo.

Não só, é muito comum encontrar pessoas alérgicas a ovo de galinha, mas é bem mais raro encontrar alérgicos a ovo de codorna. Além disso, um ovo de galinha é mais calórico (78 cal) que cinco ovos de codorna (75 cal). Também, como fonte de vitamina B1, supera a outra opção: contém 140% de vitamina B1 em comparação a 50% do ovo de galinha.

Tabela nutricional do ovo de codorna (unidade)

  • Calorias: 14
  • Gordura: 1 g
  • Proteína: 1,2 g
  • Colesterol: 76 mg
  • Sódio: 13 mg
  • Potássio: 12 mg
  • Cálcio: 8 mg
  • Fósforo: 28 mg

Desafio 7kgs em 6 semanas!

Elimine até 7kgs em apenas 6 semanas!

 
 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo