Otimismo pode reduzir inflamação, diz estudo

Bem-estar Equilíbrio
19 de Fevereiro, 2020
Otimismo pode reduzir inflamação, diz estudo

Ser positivo em situações que muitas vezes parece impossível traz diversos benefícios para a saúde. O otimismo, além de promover a longevidade, reduzir os riscos de doenças cardíacas e derrame, também pode diminuir a inflamação.

Segundo um estudo feito pela American Stroke Association, os sobreviventes de derrame que tinham níveis mais baixos de inflamação e derrame menos grave tinham algo em comum: mais otimismo

O que diz o estudo

Os pesquisadores analisaram dados de 49 sobreviventes de AVC. Assim, eles basearam as descobertas em três marcadores de inflamação para níveis de otimismo. Portanto, quanto mais otimistas os sobreviventes, menor a gravidade do AVC e os marcadores inflamatórios. Não apenas isso, mas depois de três meses, os sobreviventes tiveram menos incapacidade física quando comparados aos outros sobreviventes que não eram tão otimistas. 

Leia também: Estudo de Harvard relaciona o otimismo com a longevidade

Entretanto, a inflamação no cérebro após um derrame é inevitável, pois o cérebro tenta se curar, o que pode resultar em problemas de saúde mental. Além disso, outra pesquisa mostrou que o pessimismo pode aumentar a inflamação. 

Embora essas descobertas sejam específicas para os sobreviventes de derrame, há evidências suficientes para que todos nós permaneçamos positivos para contribuir com uma vida mais longa e reduzir os níveis de estresse.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher fazendo o exercício stiff unilateral na academia
Bem-estar Movimento

Stiff unilateral é melhor que o tradicional?

Será que vale a pena trocar o stiff convencional por sua variação unilateral? Descubra a resposta e veja como fazer corretamente para evitar lesões

proteína vegetal
Alimentação Bem-estar

Proteína vegetal: o que é, benefícios e alimentos ricos

Com foco em fontes vegetais, como leguminosas, grãos e sementes, as proteínas vegetais oferecem uma alternativa saudável e acessível.

bebê dormindo no berço
Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono

Soneca do bebê: quantas horas ele deve dormir por dia?

Os períodos de soneca do seu bebê durante o dia são essenciais para o desenvolvimento do cérebro e a produção de hormônios do crescimento