Melhores alimentos para a saúde dos ossos

Os ossos do corpo humano requerem nutrientes específicos para se manterem fortes e saudáveis. Cálcio e vitamina D são dois dos mais essenciais. Entretanto, não são os únicos que precisamos para garantir a saúde óssea. Assim, segundo um estudo feito por cientistas da Universidade de Rowan, nos Estados Unidos, as substâncias mais importantes para a formação dos ossos, além do cálcio e da vitamina D, são proteínas, magnésio, fósforo e potássio.

Além disso, no caso dos processos metabólicos ocorridos nos ossos, os nutrientes mais importantes são o ômega-3, outros ácidos graxos, manganês, ferro, boro, zinco, vitaminas A, K, C e do complexo B. 

Melhores alimentos para os ossos

Laranja

A laranja é ufonte de vitamina C, que está ligada à produção de colágeno, essencial para a formação e força dos ossos. Da mesma forma, é repleta de vitamina A, também muito importante a saúde óssea – e da pele.

Folhas verdes

Não só, as folhas verdes, em especial aquelas mais escuras, como a acelga, o espinafre e a couve, são excelentes para a força dos ossos. Por serem lotadas de cálcio, elas estão ligadas à densidade óssea.

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Leite 

O leite é uma conhecida fonte de cálcio e está relacionado ao fortalecimento dos ossos. Além disso, leite é fonte de vitamina D, essencial para a absorção de cálcio, vitamina A, vitamina K, proteína, fósforo e potássio no corpo – todos nutrientes muito importantes para os ossos.

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Peixes 

Também repletos de proteínas, mas principalmente abundante em ômega-3, os peixes são excelentes para os ossos. Em especial, sardinha, salmão e atum são aliados da saúde óssea, pois também contêm grandes quantidades de vitamina D e cálcio.

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Figo

Além de saboroso, o figo propicia diversos benefícios à saúde, graças às suas propriedades ricas em nutrientes e vitaminas importantes para os ossos, como o magnésio, as vitaminas A, C, K e do complexo B e o potássio.

Oleaginosas

O grupo das oleaginosas, rico em ômega-3, é formado por sementes e grãos ricos em óleo, como nozes, castanhas, pistache, avelãs e amêndoas. Esse tipo de gordura é importante para os ossos. Não só, as vitaminas e minerais contidos em sua composição também são muito importantes. Algumas de suas melhores opções são:

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo