Ômega-9: Benefícios do ácido graxo para a saúde

O ômega-9, também chamado de ácido oleico, é um ácido graxo, assim como o ômega-3, o ômega-7 e o ômega-6. Ele é uma gordura monoinsaturada naturalmente sintetizada pelo corpo humano como resultado do consumo de outras gorduras, como o ômega-3 e o ômega-6, que são considerados ácidos graxos essenciais. Ou seja, que não são produzidos pelo corpo e, por isso, precisam ser ingeridos via alimentação ou suplementação.

Ainda, a gordura monoinsaturada é mais facilmente metabolizada pelo organismo do que outros tipos de gordura.

No entanto, apesar de ser produzida pelo corpo devido ao consumo de outros ácidos graxos, também é importante consumir alimentos ricos em ômega-9. A dieta mediterrânea, por exemplo, é rica em alimentos fontes de ômega-9.

Leia também: Ômega-3 e ômega-6: Saiba mais sobre as gorduras do bem

Benefícios do ômega-9 para a saúde

Ajuda no controle do colesterol ruim

Por ser uma gordura boa, ômega-9 ajuda no controle do colesterol ruim, o LDL. Em contrapartida, promove o aumento do nível do colesterol bom, o HDL.

Controla a pressão arterial

Por auxiliar no controle do colesterol, consequentemente ajuda no controle da pressão arterial também. Sendo assim, é cientificamente comprovado que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares como, por exemplo, a hipertensão (pressão alta).

Leia mais: Dieta rica em frutas e vegetais reduz risco de doenças cardiovasculares

Beneficia o condicionamento físico

Ainda, o ácido oleico é excelente para quem tem a prática de exercícios físicos como parte da rotina – ou para quem deseja ter. Basicamente, ajuda no combate à fadiga e promove a melhora do condicionamento físico. Não só, pode acelerar o metabolismo.

Pode aumentar a libido

Também estimula a produção dos hormônios sexuais: estrogena (hormônio feminino) e testosterona (hormônio masculino). Por isso, pode provocar o aumento da libido, bem como a melhora da fertilidade e do desempenho sexual.

Protege a pele

Não só, por ser também um anti-inflamatório natural, o ômega-9 ajuda a proteger, limpar e hidratar a pele, garantindo sua aparência jovial e ausente de espinhas, cravos e manchas. Por isso, ele tem sido incluído na composição de cosméticos e tratamentos de beleza.

Alimentos ricos em ômega-9

caroço de abacate ômega-9

Leia também: Melhores fontes vegetais de ômega-3

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo