Ômega-6: O que é, benefícios e onde encontrar

Conhecido como ácido linoleico, o ômega-6 é um ácido graxo poli-insaturado, um tipo de gordura boa encontrada em alimentos sob a forma de óleos, como o de girassol, canola, milho e soja, além de castanhas e nozes.

Assim como o ômega-3, ele é fundamental para o bom funcionamento das atividades cerebrais e está presente em todas as células do corpo. Também é importante para saúde dos ossos, da pele, dos cabelos e para regular o metabolismo. Acabou virando o queridinho entre os atletas.

O ácido linoleico também está relacionado à redução do colesterol total, do colesterol ruim (LDL) e ao aumento do colesterol bom (HDL), além de manter o sistema nervoso funcionando adequadamente. 

Por isso, o ideal é que seu consumo seja diário, já que o organismo não produz o ômega-6 e depende totalmente da ingestão das comidas. Mas lembre-se: é preciso moderação quando se trata de comidas congeladas, fast food e itens altamente calóricos. O excesso também pode fazer mal para o organismo.

Leia também: Dieta da longevidade: O que comer para viver mais e melhor

Uma revisão australiana de 20 estudos englobando dados de 39 740 pessoas concluiu que, quanto maior o consumo de ácido linoleico (uma versão do ômega-6), menor o risco de encarar o diabetes tipo 2. 

Outros benefícios

O tipo mais benéfico é o ácido gamalinolénico (GLA), geralmente encontrado em óleos vegetais. Ele atua como um anti-inflamatório e desacelera o processo de envelhecimento. Como consequência, ajuda no funcionamento do coração, pulmões e diabetes.  

Segundo pesquisas, doenças também podem ser evitadas com o consumo adequado do ômega 6: osteoporose; alergias; artrite reumatoide; câncer de mama; hipertensão; eczema, entre outras.

Leia também: Dieta do índice glicêmico: O que é e como fazer

Principais fontes de ômega-6

  • Azeite de oliva
  • Óleo de gergelim
  • Óleo de cártamo
  • Óleo de girassol
  • Germe de trigo
  • Pistache
  • Nozes
  • Sementes de uva. 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.