6 óleos essenciais para você usar a seu favor

aromaterapia é, na prática, o uso de óleos essenciais vindos das plantas para tratar, de maneira terapêutica, problemas e questões relacionada à beleza e à saúde, seja ela física e/ou mental. Através do olfato, as propriedades de cada óleo chegam ao sistema nervoso, que responde pelas emoções, estimulando o cérebro a iniciar ou inibir a produção de hormônios e secreções. 

“Além de proporcionar mais energia, bem-estar, disposição e fortalecer as defesas do corpo, podemos usar os óleos para criar produtos de beleza mais naturais, como xampu, condicionador, sabonete, cremes, desodorantes, entre outros. Há uma lista quase interminável de usos terapêuticos e estéticos, e a ciência continua a descobrir mais sobre eles a cada ano”, detalha Katia Fleig, aromaterapeuta, coach e terapeuta integrativa e quântica.

Leia também: Aromaterapia: Descubra o poder dos óleos essenciais

Desde aromatizar o ambiente até sarar uma gripe comum, os óleos naturais podem ser usados em várias ocasiões – inclusive, na hora de limpar sua casa. Conheça seis óleos essenciais para usar sem medo:

Lavanda 

Ótimo para relaxamento corporal e facial e alívio de dores. É um dos óleos essenciais mais usados na aromaterapia e o mais versátil. Ajuda a tratar problemas como insônia, ansiedade, tensão e cansaço. Por ser bastante suave, pode ser aplicado, sem diluição, em compressas sobre queimaduras. Alivia dores musculares e hematomas e é excelente para picadas de insetos. Em um escalda-pés, pode servir para reequilibrar as energias após um dia exaustivo de trabalho.

Alecrim 

É indicado para melhorar a circulação sanguínea e revitalizar os tecidos. Ajuda na retenção de água e flacidez. Como é um óleo estimulante, é indicado logo pela manhã para dar mais disposição. É bom para quem tem pressão baixa, tonturas ou fraqueza, além de ajudar a fortalecer e dar brilho aos cabelos e combater a caspa. É considerado o óleo dos estudantes, porque aumenta a memória e a concentração. Seu aroma combina com ambientes de trabalho e de criação. 

Laranja

Estimula o metabolismo celular e as funções digestivas, agindo como tônico. De aroma extremamente agradável, envolvente e suave, é indicado para crianças, principalmente nas questões referentes à alimentação, medo, irritação e nervosismo. Pode ainda ser usado durante a drenagem linfática, desde que diluído em óleo vegetal. Muito utilizado para trazer alegria e bem-estar ao ambiente.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) com a Low Carb. Clique para saber mais

Camomila romana

Antisséptico, adstringente, emoliente, estimulante do sistema linfático, analgésico, anti-inflamatório, tônico, bactericida e cicatrizante. A camomila também é conhecida pelo poder calmante, tanto mental quanto corporal, além de ser excelente para hidratar a pele. Pode ser utilizada em cremes de massagem e óleos corporais. Ajuda a tratar sentimentos negativos, como raiva e rancor.

Cipreste 

Óleo essencial tonificante e adstringente. É excelente para a circulação e recomendado para tratar flacidez e pele oleosa. Também pode ser usado em cremes de massagem, óleos corporais, máscaras, bandagens e banhos. Trabalha sentimentos de perdas, abandono, luto e remorso. Vale para transições naturais da vida: mudanças, perdas e rompimentos.  

Eucalipto

Ele é descongestionante e fortalecedor do sistema imunológico. Além disso, se você colocar o óleo de eucalipto na parte de dentro do top vai melhorar a respiração e garantir pique até o final do treino. Atenção na hora da compra, pois um bom produto não deve manchar a roupa.

Leia também: Dicas para acabar com a insônia e dormir melhor

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.