Óleo de linhaça: Benefícios da fonte de ômega-3

O óleo de linhaça é extraído da linhaça, famosa semente considerada um superalimento. O óleo é uma das mais ricas fontes de ômega-3, além de ser anti-inflamatório e versátil, podendo ser usado das mais diversas maneiras – na cozinha, na pele e mesmo nos cabelos.

Mais da metade da composição do óleo consiste em ômega-3, um ácido graxo essencial, mais conhecido como uma “gordura saudável”. Por isso, pode beneficiar a saúde do coração, além de ajudar no emagrecimento e no fortalecimento da imunidade.

emagreça com o Tecnonutri) com low carb">

Benefícios do óleo de linhaça

Protege a saúde do coração

A princípio, por ser uma fonte de gorduras saudáveis, em especial o ômega-3 (ácido linolênico), o óleo ajuda a regular a pressão arterial, além de reduzir o colesterol mau e simultaneamente aumentar o nível de colesterol bom. Suas propriedades também atuam no emagrecimento.

Leia mais: Comer linhaça emagrece?

Pele saudável e imunidade forte 

Por ser anti-inflamatório, o óleo de linhaça ajuda a reduzir o aparecimento de acne sobre a pele, assim como previne o envelhecimento precoce, que é provocado pela ação de radicais livres (causadores do estresse oxidativo). Além disso, ao prevenir inflamações no organismo, o óleo também fortalece a imunidade.

Alivia TPM

Durante a TPM, é comum se sentir cansada, estressada e ansiosa. Nesse sentido, o óleo de linhaça ajuda, uma vez que ajuda na regulação hormonal e, como consequência, do humor. Também pode ajudar os efeitos colaterais da menopausa.

Leia também: Melhores alimentos para comer durante a menopausa

Cabelos hidratados

Além de poder ser usado na cozinha, no preparo de alimentos e na pele, também pode ser usado para hidratar os cabelos.

Como usar o óleo de linhaça 

  • Fins terapêuticos;
  • Em cápsulas de suplementação;
  • Substituindo outros óleos vegetais, como o azeite de oliva;
  • Com sucos, vitaminas e smoothies.
emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo