Óleo de borragem: O que é e benefícios para a saúde

O óleo de borragem é um grande aliado da saúde feminina, extraído a partir das sementes de borrage (ou borragem), uma planta de flores azuis natural da região do Mediterrâneo. Trata-se de uma planta de propriedades medicinais.

O óleo é extraído da sementes de borragem, que costuma crescer em terrenos ricos em nitrogênio. Ainda, o óleo de borragem é repleto de gorduras boas e altamente benéficas para a saúde. Em especial, é conhecido por suas ricas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e que podem beneficiar pele, ossos e coração. 

Leia também: Óleos essenciais para combater dores de cabeça

Benefícios do óleo de borragem

Protege e melhora a saúde e aparência da pele

Devido às propriedades anti-inflamatórias, o óleo ajuda a prevenir o aparecimento de acne na pele. Em suma, as espinhas geralmente surgem como produto de um processo inflamatório que pode, inclusive, ser provocado pela alimentação. Além disso, o óleo também ajuda a tratar o eczema e a rosácea, uma condição que provoca vermelhidão e, muitas vezes, inchaços pequenos e vermelhos no rosto.

Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Alivia os sintomas da TPM

Por ser repleto de ômega-6, pode beneficiar especialmente as mulheres, de modo que alivia os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual). Nesse sentido, reduz o estresse e a ansiedade desse período, além de combater a fadiga (cansaço) e dores nos seios.

Leia também: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM

Melhora a respiração

Ainda, por ser abundantemente composto pela substância gelatinosa da mucilagem, que trabalha ajudando no relaxamento das membranas mucosas do pulmão, óleo de borragem está diretamente relacionado à melhora da respiração, prevenindo infecções e problemas respiratórios.

Leia mais: Melhores alimentos para o pulmão e que beneficiam a respiração

Hidrata o cabelo

Não só, além de garantir uma linda pele, ele também pode hidratar o cabelo, rendendo-lhe uma aparência viçosa e saudável. Em resumo, por ser rico em ácidos graxos (gorduras boas), o óleo ajuda a combater o ressecamento do cabelo e as pontas duplas, além de prevenir a queda dos fios e a caspa.

Como consumir o óleo de borragem e cuidados no consumo

Por fim, comumente consumido em cápsulas, o óleo pode ser encontrado à venda na em lojas de produtos naturais. Além disso, sua compra não costuma requerer um pedido ou recomendação médica. Contudo, se consumido em excesso, pode provocar diarreia ou inchaço abdominal.

Leia também: Óleo de prímula: O que é e benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo