O que não comer durante a pandemia do coronavírus

Alimentação Bem-estar
22 de Abril, 2020
O que não comer durante a pandemia do coronavírus

A pandemia do coronavírus trouxe uma preocupação ainda maior sobre a importância de se alimentar bem para se manter saudável e com a imunidade forte. Por outro lado, cresce o questionamento sobre o que não comer, especialmente para evitar a contaminação alimentar pelo vírus. Será que alguns pratos ou ingredientes não são seguros nesse período? 

Segundo a Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (EFSA) nos surtos anteriores causados por outros tipos de coronavírus (Sars-CoV e Mers-CoV), não houve transmissão pelos alimentos. Assim, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há razão para pensar que isso venha a acontecer com a Covid-19, a doença causada pelo vírus por trás da pandemia atual.

Porém, o que foi certificado sobre ele é que o vírus consegue ser inativado a altas temperaturas, ou seja, o cozimento em torno de 70ºC é capaz de matá-lo completamente. Por isso, a OMS recomenda que o consumo de carnes cruas ou mal processadas seja evitado, especialmente quando não conhecemos a procedência e como foram manuseadas. 

Portanto, durante esse momento de quarentena, entra para a lista do que não comer alimentos como sushi, sashimi, tartar, carpaccio, ceviche e quibe cru. Da mesma forma, sobremesas que não foram levadas ao fogo e possuem ovos crus. 

Já para alimentos como frutas e vegetais, a recomendação é lavar e desinfetar em solução clorada. Use 10 ml de hipoclorito de cloro para cada litro de água e mantenha os alimentos imersos de 10 a 30 minutos nesta solução. Depois, enxágue em água corrente e seque bem com papel-toalha ou pano de prato limpos. Se não consumir diretamente, guarde em geladeira em saco plástico fechado ou em um recipiente com tampa.

Leia também: Será que é possível emagrecer estando em casa?

Higienizar o ambiente é fundamental 

O vírus, além de ser inativado pelo cozimento, é também eliminado pela higienização adequada das superfícies. Logo, higienizar as mãos antes de comer ou manusear qualquer alimento é essencial. 

Além disso, bancadas, pias, louças e demais utensílios devem estar sempre limpos e secos, sem resíduos de alimentos. Assim como geladeiras, freezers, fornos, fogão e demais eletrodomésticos precisam ser higienizados com regularidade, com água, sabão e sanitizantes ou água sanitária. 

Leia também: Sushi é saudável?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

influenciadora Fany Ramos compartilha o seu antes e depois
Bem-estar Saúde

Vida após a bariátrica: uma jornada de mudanças em prol da saúde

A cirurgia bariátrica abre caminho para uma vida mais saudável e ativa, mas também pede mudanças de hábitos para ser realmente transformadora

TDAH ansiedade e depressão
Bem-estar Equilíbrio

TDAH, ansiedade e depressão: psquiatra explica diferenças

Apesar de serem parecidos, os transtornos mentais reservam suas peculiaridades e tratamentos específicos

TDAH
Bem-estar Equilíbrio

TDAH: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma condição crônica de causas genéticas