O que fazer depois do treino para obter mais resultados

Na pressa de terminar os exercícios para resolver as tarefas diárias, muitos acabam esquecendo de um fator importantíssimo: a recuperação depois do treino. Entretanto, ter um ritual pós-atividade física é essencial para aproveitar os exercícios e obter melhores resultados. Assim, você verá mudanças de dentro para fora.

Veja algumas dicas abaixo para seguir firme nos seus objetivos:

Alongamento

Ter o hábito de se alongar depois do treino é fundamental, pois os músculos se alongam melhor quando estão “quentes”. À medida que o músculo esfria, ele se contrai. Assim, a prática ajudará a diminuir a dor, acelerar o processo de recuperação, relaxar a tensão do treino e aumentar a amplitude de movimento.

Leia também: Pós-treino: Erros comuns depois dos exercícios

Use um rolo de espuma

Você já estranhou quando alguém na academia passou um rolinho de espuma pelo corpo? Saiba que a cena, apesar de meio estranha, é muito útil. O acessório é o rolo de liberação miofascial (foam roller). Esse rolinho de espuma pode ser uma ótima opção para a recuperação depois de um treino intenso. Isso porque esse objeto ajuda a aliviar os músculos cansados após uma sessão de suor.

Beba água

A hidratação após qualquer rotina de exercícios é um dos elementos mais importantes. Pois, a falta de água pode trazer diversos problemas para a sua saúde e atrapalhar sua recuperação. Portanto, certifique-se de sempre ter uma garrafinha por perto.

Leia também: Treino HIIT de baixo impacto para fazer em casa

Faça um lanche pós-treino

Além de se manter hidratado, você também deve se alimentar da forma correta. O recomendado é obter uma dose sólida de proteína logo após o treino, para ajudar a iniciar o processo de reconstrução muscular depois de estarem completamente cansados. Você também pode optar por certos alimentos, como iogurte grego, queijo cottage com baixo teor de gordura ou até carne seca para obter a proteína necessária.

Tome um banho frio

Após um banho frio quem não se sente renovado, não é mesmo? Você não precisa de um banho de gelo como um jogador de futebol, basta ajustar a temperatura do chuveiro para mais baixa do que você normalmente usa. Com isso, a inflamação muscular depois do treino irá diminuir, o que reduz as chances de dor no dia seguinte.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo