O que acontece com seu corpo quando você come chocolate

Afinal, o que acontece com o corpo quando se come chocolate? O chocolate é uma guloseima querida em todo o mundo e seus efeitos sobre o corpo são múltiplos. Na verdade, seus efeitos sobre o organismo dependem na quantidade consumida e no tipo de chocolate, pois o chocolate amargo e o chocolate ao leite possuem composições muito diferentes. O primeiro, é rico em antioxidantes devido à grande presença de cacau. Já o segundo tipo contém açúcar, leite e é pobre em antioxidantes.

Os efeitos do chocolate no corpo

Ajuda a controlar a pressão arterial

O chocolate amargo consumido com moderação ajuda no controle da pressão arterial, assim prevenindo doenças cardiovasculares, como a hipertensão. Isso deve-se ao grande poder anti-inflamatório do cacau, rico em antioxidantes fenólicos, como os flavonoides.

Leia mais: Chocolate faz bem para o coração, diz estudo

Chocolate é uma ótima fonte de energia para o corpo

Além de ser rico em flavonoides, o chocolate amargo é rico em cafeína, assim como o café e o chá preto. Por isso, é fonte de energia para o corpo. Ou seja, quando comemos chocolate, nosso corpo recebe uma dose de cafeína capaz de afastar a sensação de cansaço e fadiga.

Leia também: Beber café pode ajudar pacientes com câncer colorretal

Pode melhorar o humor

Ainda, ele pode ser excelente para o humor, pois, além de saboroso (o que já é motivo suficiente para se alegrar), ele é rico em polifenóis que podem dar maior ânimo e disposição.

Pode causar problemas digestivos

No entanto, nem tudo é perfeito: o alto consumo de chocolate, mesmo que a versão amarga, pode desencadear problemas de digestão. Ou seja, ele pode, por exemplo, piorar os sintomas do refluxo gastroesofágico, uma doença digestiva em que o ácido do estômago ou a bile voltam pelo esôfago, causando irritação na mucosa do tubo alimentar.

O consumo exagerado pode causar ganho de peso

Outro possível efeito decorrente do consumo de chocolate, independente do tipo, é o ganho de peso. Como todo alimento, deve ser consumido de forma moderada.

Outros efeitos benéficos do consumo de chocolate para o corpo

  • Pode beneficiar a saúde do cérebro e melhorar a memória
  • Também beneficia a habilidade de concentração e foco devido à presença da cafeína
  • Imunidade fortalecida
  • Previne o envelhecimento precoce da pele

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo