Nozes: Benefícios e como consumir a oleaginosa

Nozes são da mesma família que a avelã e as castanhas, portanto, são oleaginosas e também servem como um petisco delicioso.

Ricas em vitaminas e minerais, além de ômega-3 e ômega-6, as nozes contém, com certeza, diversos benefícios à saúde. Principalmente, são fontes de boas gorduras. Não só, são ricas em vitaminas (C e E, especialmente) e minerais (manganês, zinco e potássio, por exemplo). 

Elas previnem insônia, depressão e ansiedade. Também, se você tem pele seca ou cabelos, considere comer nozes, pois elas evitam a desidratação do corpo. 

Além disso, graças à versatilidade, podem ser adicionadas a diversas receitas e no preparo de muitos alimentos.

  • Quantidade diária: Cerca de 10 unidades pequenas sem casca (30 g).
  • Atenção: Prefira in natura e evite as versões caramelizadas.
  • Calorias: 698 (em 100 g)

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Benefícios das nozes

Ajuda no emagrecimento

Devido ao seu alto teor de gordura boa, a noz está intimamente associada ao processo (saudável) de emagrecimento. Assim, recomenda-se que ela seja adicionada na dieta (emagreça com o Tecnonutri) , não apenas com o fim de perder peso, mas por conter tantas propriedades excelentes para a saúde. Além disso, promove a sensação de saciedade.

Diminui o colesterol

Também devido à presença de gordura boa em sua composição, acredita-se que seu consumo esteja ligado a diminuição dos níveis de colesterol (LDL) no organismo. Não só, ajuda a aumentar o nível de colesterol bom. Por isso, as oleaginosas são conhecidas por “proteger o coração”. 

Leia mais: Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol

nozes
nozes

Combate o estresse 

Ricas em ômega-3, ajudam a combater o estresse, a ansiedade e sintomas da depressão. Além disso, alivia a fadiga (cansaço) e rende bastante energia. 

Entre tantos benefícios, mais alguns merecem destaque: melhora das funções cognitivas, melhora da circulação sanguínea, fortalecimento da imunidade, ação digestiva etc. 

Leia mais: Alimentos que aliviam o estresse

Como consumir nozes

As nozes podem ser adicionadas nas mais diversas receitas e, claro, consumidas como petisco:

  • Massas
  • Saladas
  • Risoto
  • Bolos e doces
  • Receitas veganas (exemplo: strogonoff de nozes)
emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo