É normal peso variar ao longo do dia? Saiba o que significa

Para emagrecer (emagreça com o Tecnonutri)  não existe mágica: é preciso aliar alimentação saudável com uma rotina de exercícios. E, se você já subiu mais de uma vez na balança em um mesmo dia e notou que os números que aparecerem ali era diferentes, saiba que sim, é normal o peso variar ao longo do dia. Afinal, os fatores que determinam o peso e suas variações são muitos.

Por exemplo, a quantidade de água ingerida, bem como o funcionamento do intestino podem causar o aumento ou a diminuição do número na balança. Sendo assim, não há indicação de que se pesar mais de uma vez no mesmo dia seja uma boa ideia. Pelo contrário, essa prática pode causar preocupação exagerada com o emagrecimento e até resultar em distúrbio de imagem.

Fatores que fazem o peso variar ao longo do dia

É normal o peso variar ao longo do dia e, em geral, as variações diárias podem ser de até 2 kg. Tal número pode causar espanto. Na verdade, o que determina essas variações (ou flutuações) depende. Mas, o que mais pode causar essa mudança de peso é:

Leia também: Cientistas identificam gene que impede o ganho de peso

Além disso, segundo um estudo realizado em 2007 na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, a dieta e o nível de atividade física também têm papel fundamental na variação de peso. A pesquisa considerou apenas as variações no peso de mulheres. Portanto, a prática de exercícios pode evitar flutuações muito drásticas, assim como manter uma dieta balanceada e leve.

Leia também: Como perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo

Por fim, é justamente pelo peso ser tão volátil que não é recomendável levá-lo unicamente em consideração como a maneira de perceber o ganho ou a perda de peso. Desse modo, o espelho é a melhor forma de perceber as mudanças no corpo. No entanto, o peso não deixa de ser importante, ele apenas não deve ser a causa de preocupação excessiva e não é recomendável checar a balança todos os dias – ou mais de uma vez no mesmo dia.

Leia mais: Obesogênicos: O que são e como causam ganho de peso

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo