Nêspera: Benefícios e propriedades

A nêspera, também conhecida como ameixa amarela, é oval, pequena, de pele macia e aveludada, e sua cor é alaranjada. Apesar de sua origem asiática, a fruta espalhou-se pelo mundo. Atualmente, seus maiores produtores são o Japão, Israel e, na terceira posição, o Brasil. 

Essa fruta levemente ácida é rica em pectina, substância presente em frutas cítricas. Apesar disso, a fruta também pode ser encontrada doce. Seu sabor depende de sua variedade e do tempo de maturação. Sobretudo, é uma fruta muito suculenta. 

Também, a ameixa chinesa é rica em tanino, substâncias orgânicas comumente encontradas no vinho, ou melhor, nas uvas. São os taninos os responsáveis pelo sabor levemente amargo de determinados vinhos, bem como dessa fruta. 

Leia também: Vinho e chocolate podem ajudar a prevenir doenças sérias

Benefícios da nêspera

Ela é abundante em vitaminas importantes para a saúde, como a A e a C. Da mesma forma, vitaminas do complexo B também fazem parte de sua composição, bem como alguns sais minerais essenciais (ferro, cobre, cálcio, manganês e fósforo). 

Alívio de dores da garganta

Devido à vitamina C, excelente para a imunidade, essa fruta é ótima aliada da cura de infecções e dores gerais na garganta. Seu consumo é recomendado em casos de amigdalite. 

Excelente para o intestino

Graças à ação adstringente que ela promove, ou seja, diminuição da secreção de mucosas. Assim, a nêspera tonifica a mucosa intestinal, o que é ótimo para a saúde da flora intestinal. Além disso, possui efeito preventivo de diarreias e ajuda na regulação do intestino. 

Leia também: As melhores frutas para desinchar a barriga

Tratamento de estomatite

Não é só o intestino que se beneficia do consumo dessa fruta, mas o estômago também. A razão para isso é que a fruta pode ajudar no tratamento de estomatite, inflamações da cavidade bucal, as quais podem ser altamente incômodas.

Ajuda na perda de peso

Além de suas supracitadas propriedades terapêuticas, é uma ótima adição à dieta. Isso, pois é pouco calórica e, não só, é ótima fonte de fibras, essenciais para o emagrecimento.

Leia mais: 5 frutas que você pode comer na dieta low carb (conheça a Low Carb do Tecnonutri)

Como consumir

Além de seu consumo in natura, a fruta pode ser inserida em muitas receitas, como:

  • Geleias
  • Compotas
  • Doces diversos
  • Sorvete

Leia mais: 6 receitas saudáveis para quando bater vontade de comer doce

emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo