Neem (nim): O que é, propriedades e benefícios

Neem é uma planta que pode ser aproveitada por completo: tanto sua raiz quanto suas folhas podem ser utilizadas para fins medicinais. Também chamada de nim e alguns outros nomes, ela é natural da Ásia.

É uma planta de propriedades anti-inflamatórias. Não só, também chama a atenção por conter propriedades que beneficiam a saúde do fígado, pois previnem úlceras. Não só, pode ajudar a controlar o colesterol.

Benefícios da planta neem

Articulações e ossos fortes

Primeiramente, ela pode ajudar do tratamento de artrite. Além disso, pode atuar em problemas nos ossos como, por exemplo, a osteoporose.

Leia também: Melhores alimentos para quem sofre de artrite

Ajuda na cicatrização da pele

Não só, a planta também estimula a produção de colágeno. Sendo assim, a pele é beneficiada e sua cicatrização acontece de forma mais rápida. Ou seja, a planta medicinal ajuda na recuperação de ferimentos e cortes.

Ademais, a maior presença de colágeno no corpo reduz o risco da pele envelhecer de forma precoce, pois combate a ação dos radicais livres, causadores do estresse oxidativo. As unhas e os cabelos também se beneficiam.

Leia mais: Óleo de olíbano: O que é, para que serve e benefícios

Fortalece a imunidade

Ainda, por ser fonte de antioxidantes e promover efeito antimicrobiano, bem como anti-parasita, fortalece a imunidade. Ainda, isso também protege a saúde do estômago. Como se fosse uma fortaleza, a imunidade é uma espécie de muralha que garante as defesas do seu corpo. O inimigo? As mais diversas doenças que podem atrapalhar o funcionamento do organismo. 

Leia também: Cissus quadrangularis: O que é, para que serve e benefícios

Como utilizar a planta neem

  • Como óleo
  • Na composição de remédios
  • Chá (casca, folhas, flores ou raiz) – máximo de 3 xícaras por dia
  • Composição de produtos cosméticos, como xampus, sabonetes e pastas de dente

Seu uso necessita de recomendação e acompanhamento de um médico.

neem

Leia mais: Triphala: O que é, propriedades e benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo