Náusea Digital (Cybersickness): O que é e quais os sintomas

Os celulares se tornaram uma parte essencial na vida das pessoas. Eles servem não só como um meio de comunicação, mas também como ferramenta de trabalho. Porém, o uso excessivo pode trazer diversos problemas, como a náusea digital, por exemplo.

A náusea digital – também conhecida como cybersickness – refere-se a uma das diversas doenças causadas pela internet. Isso ocorre quando você rola a tela do seu celular ou computador e sente desorientação ou sensação de enjoo. 

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Assim, a náusea digital é um fenômeno bem parecido com o enjoo natural que nós temos. 

Dessa maneira, essa condição ocorre devido ao conflito vestibular visual. Por exemplo, quando estamos olhando para uma tela e piscando, o nosso cérebro entende que estamos em movimento. No entanto, o sistema vestibular (ouvido interno) e proprioceptivo (sensações corporais) entendem que estamos parados. 

Como consequência, isso cria um tipo de confusão na nossa mente e causa sintomas como enjoo e vertigens.

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Sintomas

Os sintomas mais comuns da náusea digital incluem:

  • Náusea;
  • Tontura;
  • Irritação e cansaço nos olhos;
  • Vista embaçada;
  • Dores de cabeça.

Como evitar a náusea digital

Um dos principais fatores para evitar os enjoos é diminuir o uso das telas. Portanto, faça pausas frequentes e quando for possível para descansar os olhos.

Além disso, existem algumas dicas que podem te ajudar a passar mais tempo fora das redes:

Faça uma lista

Anote as atividades que você deseja realizar mais, mas não tem tempo. Talvez seja culinária, tricô ou meditação. Assim, em vez de ficar na internet, gaste pelo menos 10 minutos por dia fazendo alguma dessas atividades.

Respire

Pratique respiração para diminuir o estresse e estimular o relaxamento. Inspire devagar e suavemente pelo nariz e logo após expire completamente. Repita 10 vezes e depois deixe a respiração voltar ao normal. 

Pratique exercícios físicos

As atividades físicas são essenciais para a saúde mental e física. Sendo assim, busque realizar algum exercício que você se identifica mais pelo menos 3 vezes na semana.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo