Natto: Conheça o superalimento e seus benefícios

O natto (ou natô) é um superalimento, assim considerado principalmente devido à ação probiótica que promove. É feito de soja fermentada, popularmente degustado no Japão no café da Possui aparência e textura viscosas e um forte cheiro.

Benefícios do natto para a saúde

Protege a saúde do coração

O natto ajuda a reduzir a espessura do sangue, ou seja, a afiná-lo, o que dissolver coágulos, que são a forma sólida de sangue formada com o endurecimento do fluxo sanguíneo. Ainda, eles podem impactar negativamente a saúde cardiovascular, além de aumentar o risco de AVC e trombose.

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Facilita a digestão

Fermentado, rico em fibras e probiótico, esse alimento tradicional japonês facilita e acelera o trânsito intestinal. Portanto, é possível dizer que ele auxilia a digestão e previne a constipação, ou seja, a prisão de ventre. Dessa forma, ele também atua a favor da perda de peso, ajuda a regular o apetite e previne a sensação de inchaço.

Combate a anemia

Natto é rico em ferro, um dos minerais mais importantes para a saúde do organismo. Quando o ferro não é suficientemente presente na dieta (emagreça com o Tecnonutri) de alguém, essa pessoa pode acabar por ter um diagnóstico de anemia.

Em resumo, a anemia consiste na redução na quantidade de hemoglobina, um pigmento presente nas células vermelhas capaz de carregar o oxigênio pelo corpo. Portanto, consumir alimentos ricos em ferro é essencial para prevenir essa condição.

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Ajuda no ganho de massa magra

O natto é também uma excelente fonte desse proteína, essencial para a saúde dos músculos. O nutriente precisa ser consumido em maior quantidade quando há o desejo de ganho de massa magra (hipertrofia).

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Como consumir natto

  • Cru
  • Servido com molhos como o soyu, ponzu ou mostarda karashi
  • Esmagado e adicionado ao missoshiru (sopa missô)
  • Servido com arroz ou junto à demais pratos tradicionais da Ásia

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo