Porque você não consegue emagrecer: 6 principais motivos

Poucas coisas são mais frustrantes do que não conseguir perder peso. Por mais esforços despendidos para enxugar as gordurinhas e tonificar, os ponteiros da balança não mudam. Os motivos pelos quais você não consegue emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) podem variar de pessoa para pessoa. Mas, existem razões comuns que costumam bloquear o emagrecimento.

Mudar de hábitos e emagrecer com saúde depende muito de foco e motivação. E, sabemos que pode ser difícil encontrar entusiasmo para seguir uma dieta. Conheça, a seguir, seis bloqueadores da perda de peso para descobrir o que está atrapalhando seu caminho e como iniciar sua jornada saudável de maneira rápida e fácil.

Por que você não consegue emagrecer?

Bloqueador 1: A mente

A mente é a aliada número um quando se trata de atingir os objetivos – e com o emagrecimento não seria diferente. No entanto, até que seja programada para o sucesso, ela poderá mais atrapalhar do que contribuir para a perda de peso. 

Nesse caso, reserve alguns momentos todos os dias para se visualizar em seu peso ideal. Imagine como é ter a aparência que você sempre quis.

Também vale proteger a mente de qualquer conversa interna negativa. Se um pensamento negativo surgir, rejeite-o imediatamente. Por fim, desista da crença de que você não pode alcançar o corpo com que sempre sonhou. 

leia também: Caso de sucesso: “Emagreci 25 quilos e tirei refrigerante da vida”

Bloqueador 2: O medo é o motivo pelo qual você não consegue emagrecer

Mudança causa nervoso, mesmo que seja uma mudança na direção certa. Assim, você não consegue emagrecer porque pode não estar consciente do medo que tem de entrar em forma. Portanto, até que vença esse medo, seus esforços para perder peso serão bloqueados pela autossabotagem.

Para ultrapassar a barreira do medo, acredite que algo deve mudar – e que você é o responsável por essa mudança. Você não pode ignorar a responsabilidade e esperar perder peso. Está em seus ombros.

Bloqueador 3: As desculpas – Porque você não consegue emagrecer de fato?

Suas desculpas para estar fora de forma estão ficando velhas. Uma desculpa exige menos esforço imediato do que uma ação. Mas, a longo prazo, partir para a ação é que vai trazer resultados. Portanto, concentre-se no grande motivo pelo qual deseja perder peso. Faça uma lista dos benefícios que você desfrutará ao atingir seu objetivo e leia-os logo de manhã. Lembre-se de que você só pode ter duas coisas na vida: desculpas ou resultados. Qual você quer?

Bloqueador 4: O comprometimento

Quantas vezes você já tentou perder peso, mas desistiu uma ou duas semanas depois? Vivemos em um mundo com fobia de compromissos. Então, não é de se admirar que você abandone seus objetivos rotineiramente e, assim, não consegue emagrecer de maneira definitiva. Portanto, se realmente deseja diminuir os ponteiros na balança, seu compromisso com o processo é fundamental. Pergunte-se: de zero a dez, quão importante é para mim? Vai valer a pena? Minha qualidade de vida vai melhorar? Minha autoestima vai aumentar? Liste os itens que realmente importam.

Bloqueador 5: A dieta

A alimentação é chave do sucesso quando o assunto é emagrecimento saudável e duradouro. Assim, alimentos processados, açúcar refinado e frituras não devem fazer parte da dieta de quem deseja estar em boa forma. Então, corte esses itens da dieta e substitua-os por alimentos integrais reais, como carnes magras, vegetais, grãos, nozes e frutas. Além de oferecer uma nutrição mais geral, os alimentos integrais são mais saciantes e energizantes, e criam um impacto diferente na regulação do açúcar no sangue, digestão e metabolismo. Portanto, melhore a qualidade do que come e faça desse objetivo a base do seu plano de emagrecimento (e, finalmente, de manutenção de peso).

Leia também: Aplicativo de dieta: Vantagens para quem quer emagrecer

Bloqueador 6: A paciência

Ninguém engorda da noite para o dia. As pessoas gastam anos desenvolvendo hábitos não saudáveis e costumam acreditar que podem modificar esse quadro de uma hora para outra. Contudo, o emagrecimento faz parte de um processo que leva tempo. Então, transformar a forma de pensar e de se relacionar com a comida leva tempo, e se isso não for levado em consideração é provável que a pessoa perca a motivação.

Quando perceber que está perdendo a paciência ou se deparar com um patamar frustrante, faça o seguinte: Reveja sua meta. É específica e mensurável? É pequena e alcançável? Concentre-se em seu objetivo quando as coisas ficarem difíceis.

Leia também: Tecnonutri funciona: Veja Como emagrecer com o aplicativo

Dieta simples e barata para emagrecer

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.