Murici: Conheça o fruto brasileiro e suas propriedades

O murici é um fruto presente em diversas partes do Brasil, porém é mais comum na Bacia Amazônica. Ele é pequeno e de cor amarela, porém, o que chama a atenção mesmo são suas ricas propriedades. Também conhecido como murici-da-praia ou murici-do-brejo, é fonte de vitamina C, fósforo, flavonoides, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e mais. Ainda, é tanta a riqueza das propriedades da polpa do fruto que ela já foi objeto de estudo.

Benefícios do murici

Previne a anemia

Por ser uma fonte de ferro, seu consumo pode ajudar na prevenção de um possível quadro de anemia (deficiência de ferro no sangue).

Leia também: Cagaita: Tudo sobre a fruta exótica do Cerrado

Imunidade fortalecida

Além do ferro, a vitamina C também está abundantemente presente nas propriedades do murici. Por isso, a fruta não apenas fortalece a imunidade, mas também previne diversos tipos de inflamação, inclusive na pele. Portanto, previne o seu envelhecimento precoce – causado pelo estresse oxidativo em decorrência da presença dos radicais livres – e demais problemas dermatológicos, como acne.

Leia mais: Alimentos que causam o envelhecimento precoce da pele

Melhora a respiração

Também pode ser aliado à medicação apropriada no tratamento de problemas respiratórios, como faringite, bronquite, laringite e outros, pois promove o alívio de sintomas como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal e rouquidão.

Combate a prisão de ventre

É rico em fibras e, por isso, combate a prisão de ventre, ou seja, a constipação. Portanto, além de fortalecer a imunidade e garantir uma pele de aparência jovial, favorece o bom funcionamento intestinal. É também por isso que ele pode facilitar o emagrecimento, pois além de melhor regular o apetite, combate a sensação de inchaço.

Como consumir o murici

  • Ressecado (murici-passa)
  • Doces
  • Geleieas e compotas
  • Licores e sucos
  • Sorvete e picolés

Leia também: Abiu: Propriedades e benefícios do fruto brasileiro

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo